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O que é o employer branding?

Employer branding: colegas de trabalho tirando uma selfie
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Indíce

Atrair e, principalmente, reter talentos excecionais é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Nesse contexto, o conceito de marca empregadora, mais conhecido como Employer Branding emerge como uma estratégia crucial para se destacar no mercado de trabalho e atrair os melhores profissionais. Mas, afinal, o que é o employer branding e porque é tão importante? Aprenda a construir uma marca empregadora de sucesso com este artigo!

O que é Employer Branding?

O Employer Branding refere-se à maneira como uma empresa é percebida pelos seus colaboradores atuais, candidatos a emprego e pelo público em geral. É a imagem, a cultura e os valores de uma empresa como empregadora. Assim como as marcas comerciais procuram criar conexões emocionais com os consumidores, a marca empregadora visa criar uma conexão emocional com os profissionais, tornando a empresa um local desejável para se trabalhar.

A Importância do Employer Branding

Atração de Talentos de Qualidade

Num mercado de trabalho competitivo, as empresas precisam se destacar para atrair os melhores talentos. Ou seja, pode fazer com que profissionais altamente qualificados escolham a sua empresa em detrimento da concorrência.

Retenção de Talentos

O employer branding não se trata apenas de atrair novos talentos, mas também de manter talentos. Colaboradores que se sentem conectados à cultura da empresa e valorizados são mais propensos a permanecer a longo prazo….e todos sabemos a importância de ter manter por perto excelentes profissionais, certo?

Economia de Recursos

Uma marca empregadora forte pode reduzir os custos de recrutamento. Quando a empresa é conhecida por oferecer um ambiente de trabalho positivo, recebe naturalmente um fluxo constante de candidatos qualificados, economizando tempo e recursos no processo de seleção.

Criação de Engajamento

Colaboradores que se identificam com os valores e a missão da empresa estão mais engajados em seus cargos. Isso leva a uma maior produtividade, criatividade e satisfação no trabalho. Para além disso, falarão alegremente da sua marca, o que automaticamente se traduz em publicidade gratuita (tanto para consumidores como para atrair talentos de qualidade!).

6 ações de Employer Branding

  1. Identidade Empresarial: defina a sua identidade. Porque a sua empresa é a melhor? Crie missão, visão e valores que valorizem a sociedade e com que o mercado de trabalho se identifique;
  2. Plano de Comunicação Interna: a sua equipa deve perceber e viver essa nova missão, visão e valores. Não implemente apenas para “ficar bem na fotografia”: a sua equipa deve sentir essa mudança;
  3. Plataformas certas: um site para a equipa, um grupo de troca de ideias e novidades, redes sociais internas, de forma a agilizar ações e proporcionar uma identidade visual ainda alinhada com a do negócio, mas orientada para o público interno. A partilha das ações internas nas redes sociais também é, claramente, um ponto a favor tanto na melhoria da sua imagem, sendo uma oportunidade incrível de mostrar o lado humano da sua organização;
  4. Análise de Resultados: como qualquer outra estratégia, ter noção do seu impacto e das suas estatísticas vai ajudar a aprimorar as próximas ideias e a chegar mais longe;
  5. Experiência Positiva: desde o processo de recrutamento até o dia a dia no escritório, garanta que a experiência do colaborador seja positiva. Um ambiente de trabalho saudável e inclusivo contribui significativamente para a percepção positiva da marca empregadora. E seja, acima de tudo, autêntico e coerente;
  6. Desenvolvimento dos Colaboradores: demonstre o compromisso com o crescimento profissional. Ofereça treinos, formações e, claro, um plano de carreira.

Valores para impulsionar a sua estratégia interna

O software de RH Factorial destaca, no seu blog, alguns dos valores essenciais para a estratégia de employer branding. São eles:

Transparência e Autenticidade

Como dito anteriormente: a transparência e autenticidade são essenciais. Isto porque a clareza irá fortalecer a confiança e a ligação emocional com a marca empregadora. Os candidatos e colaboradores atuais desejam entender não apenas o que a empresa faz, mas também como faz.

Valorização do Talento

O talento é o recurso mais precioso de qualquer organização. É crucial compreender o que os candidatos procuram quando se candidatam. Assim, a sua empresa pode tornar as ofertas mais atraentes, apresentando uma proposta de valor que atenda às suas vontades e necessidades. Investir na valorização do talento é o primeiro passo para atrair os melhores profissionais.

Colaboradores como Embaixadores

Os colaboradores atuais são os melhores embaixadores da sua marca empregadora – colaboradores felizes, fazem marcas felizes. Ou seja, quanto mais satisfeitos estiverem com o local de trabalho, mais falam da marca, de como é trabalhar na sua empresa e das suas experiências de maneira autêntica. O poder do “boca a boca” vai, obviamente, atrair mais talentos – e, muito provavelmente, novos clientes.

Envolvimento Global

Uma estratégia de employer branding bem-sucedida requer o envolvimento de toda a empresa. É, portanto, um esforço conjunto que deve envolver todas as partes da organização, demonstrando o compromisso global da empresa em ser um empregador de excelência.

Comunicação Interna vs. Employer Branding: as diferenças

A comunicação interna e o employer branding andam de mãos dadas ainda que sejam dois conceitos distintos, e desempenham papéis fundamentais na gestão de recursos humanos de uma organização.

A comunicação interna refere-se à estratégia de comunicação direcionada aos colaboradores dentro da empresa. Envolve a disseminação eficaz de informações, políticas e diretrizes organizacionais, promovendo a colaboração interna e a coesão da equipe.

Por outro lado, o employer branding concentra-se na imagem que a empresa projeta para atrair e reter talentos, tanto internamente como externamente. Visa destacar a cultura, os valores e a experiência de trabalho da empresa, tornando-a mais atrativa para os melhores profissionais do mercado.

O Employer Branding é muito mais do que uma tendência passageira. É uma estratégia essencial para as empresas que desejam atrair, reter e envolver os melhores talentos. Ao construir uma marca empregadora forte, as empresas podem criar um ambiente de trabalho desejável, impulsionar a produtividade e se destacar em um mercado competitivo. Investir no desenvolvimento e na comunicação eficaz da marca empregadora é um passo crucial em direção ao sucesso sustentável.

Autor

  • Tânia Amaral

    Estudou Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu, trabalha como Responsável de Marketing a tempo inteiro e faz trabalhos em regime freelancer na área de design e gestão de comunicação, conteúdos e redes sociais. É apaixonada pelas palavras e tem o blog Este Outro Mundo, de escrita criativa, há mais de 10 anos. Está em constante procura da melhor forma de tornar as marcas mais humanas e das novas tendências de comunicação.

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