SMART SUMMIT

Diferenças entre o Franchising e o Licenciamento 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O franchising e o licenciamento são duas opções atraentes para quem deseja iniciar um negócio com base em um modelo pré-existente e de sucesso. No entanto, as diferenças entre os dois modelos podem ser significativas, especialmente em termos de controle, investimento e responsabilidades. 

A Forbes faz uma analogia interessante, comparando o franchising a um menu de preço fixo num restaurante. Onde se recebe um pacote completo, com instruções detalhadas, suporte e treinamento, mas com menos controle e restrito a um território específico. Já o licenciamento é como pedir à la carte, pois existe mais liberdade para controlar o negócio, mas recebe menos suporte e treinamento. 

Franchising

O franchising oferece uma oportunidade única de investir em um modelo de negócio já estabelecido e de sucesso. Este inclui instruções específicas sobre como operar o negócio, suporte contínuo e treinamento para garantir o seu sucesso. 

Ao se tornar um “franchisee”, compromete-se a seguir o sistema, a marca e os  procedimentos operacionais do “franchisor“. Isso pode ser visto como uma perda de  controle, mas, por outro lado, significa que não precisa necessariamente ter um conjunto de habilidades especiais para administrar uma franquia. 

Licenciamento

Por sua vez, o licenciamento permite que o licenciado use, crie e venda um ativo específico (como uma ideia, design, nome ou logotipo) mediante o pagamento de uma taxa ao licenciante. É importante frisar que se trata de um direito limitado, não de um negócio completo. O contrato de licença define o que o licenciado pode ou não fazer com o ativo licenciado. No entanto, o licenciante não controla as operações globais do negócio do licenciado. 

Franchising e o Licenciamento

Comparado ao franchising, o licenciamento oferece as seguintes vantagens: menor investimento inicial e ter maior autonomia para o licenciado. No entanto, o  licenciamento tem como desvantagens: menos suporte e treinamento do que em franchising e maior responsabilidade pelo sucesso do negócio pelo licenciado. 

Franchising e licenciamento são duas ótimas estratégias para quem deseja iniciar um negócio com base em um modelo pré-existente e de sucesso. A melhor escolha dependerá sempre de quais são os objetivos, recursos e preferências. 

Fonte: Forbes 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!