SMART SUMMIT

10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Empreendedorismo sustentável

O que consiste o empreendedorismo sustentável nas empresas? 

Antes de mais nada, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo unir a lucratividade das empresas com ações e estratégias de responsabilidade social nas empresas. No entanto, o termo é utilizado para descrever as empresas que se preocupam com o meio ambiente. 

Estas empresas podem fazer isso promovendo a consciência coletiva, repensando a sua forma de produção, estabelecendo planos de ação e avaliando os resultados dessas mudanças, ou seja, o empreendedor “comum” pensa no seu negócio unicamente a partir do lucro e da demanda do mercado. Por outro lado, o empreendedor sustentável pensa na sua lucratividade agregada à sustentabilidade. 

Quais são as 10 empresas sustentáveis que existem em Portugal? 

Vintage for a cause

É uma organização social que dá uma nova vida aos desperdícios têxteis criando novas peças de moda através dos mesmos.

Econnect Portugal

Dentro desse modelo, ela trabalha, basicamente, com a redistribuição de diferentes tipos de excedentes, materiais e equipamentos, conectando pessoas, empresas e organizações sociais que buscam soluções circulares. 

O’Kilo

A empresa, que pretende promover o consumo consciente, vende acessórios e roupa em segunda-mão ao quilo, reforçando a importância de ter uma maior consciência ambiental na indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo. 

Re.Store

Na loja online, encontramos diversos tipos de sacos, bolsas e discos de limpeza facial 100% produzidos com material reutilizado, borras de café e borracha reciclada. 

ECO

Criou uma solução inovadora que permite aos consumidores o acesso de água filtrada, através de garrafas reutilizadas. Contudo, a água tem origem na rede pública, sendo filtrada, possibilitando aos consumidores uma melhor experiência e água livre de impurezas ou resíduos.  

Noocity

É uma startup que promove a agricultura urbana por meio da instalação das chamadas “camas de cultivo” nas empresas, potenciando a transição ecológica. Além disso, têm como objetivos: aumentar a biodiversidade urbana, melhorar as relações humanas, promover o bem-estar no local de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. 

Re-food

A organização sem fins lucrativos, permite que empresas do sector alimentar, doem os seus excedentes a famílias carenciadas e a organizações de caráter social. Todavia, a recolha dos alimentos é realizada diariamente por milhares de voluntários, associados às inúmeras re-foods espalhadas pelo país. 

Fruta Feia

Permite que os consumidores tenham acesso a estes produtos, através de cabazes semanais, a preços bastante competitivos. Contudo, os produtores conseguem aumentar as suas fontes de receita, evitar o desperdício e as famílias têm acesso a alimentos locais, saudáveis e nutritivos a um baixo custo.  

Aqva More

Permite aos seus utilizadores uma poupança diária e acentuada no consumo de água. Ainda mais, este sistema assegura que quando a torneira do banho é aberta, a água só começa a sair quando já se encontra quente, o que permite uma poupança de vários litros de água por cada banho. 

Zero Desperdício

Por fim, temos a zero Desperdicio uma organização funciona através de uma rede e possui ferramentas que ligam as várias entidades envolvidas no processo, e ainda consegue mensurar os impactos conseguidos ao nível da sustentabilidade. 

Fonte: beecircular

Gostas da área de marketing? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  Marketing going green or greenwashing

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!