SMART SUMMIT

25 anos do Google: 7 Curiosidades do mais famoso motor de busca 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A Google celebra hoje 25 anos em que foi lançado pela primeira vez. Contudo, a empresa de tecnologia passou por transformações memoráveis ao longo do tempo, tornando-se o principal mecanismo de pesquisa global.

Assim, a história e a evolução das pesquisas online estão ligadas às inovações desse mecanismo. Desse modo, veja sete fatos curiosos para relembrarmos a sua trajetória: 

1. O Google Imagens foi inspirado por Jennifer Lopez em 2001

Após a realização dos Grammys em fevereiro de 2000, as pesquisas pelo vestido verde Versace que Jennifer Lopez usou explodiram no motor de busca. Entretanto, a plataforma só exibia resultados textuais, deixando os utilizadores que queriam ver a peça de roupa frustrados. Assim, foi motivado a criação do Google Imagens, lançado em julho de 2021. 

Vestido usado Jennifer Lopez no Grammy em 2000 foi a motivação para a criação do Google Imagens
Foto: Reprodução/Google

2. O Google Notícias nasceu após o 11 de setembro em 2002

O Google Notícias surgiu em 2002, durante uma crise interna. Depois dos ataques de 11 de setembro, as buscas por notícias aumentaram drasticamente, embora o serviço não ter uma forma eficaz de direcionar os utilizadores para informações mais recentes. Como solução temporária, começaram a redirecionar para sites de notícias na página inicial, levando à criação do Google Notícias no ano seguinte.

A aba Notícias no Google oferece as informações mais recentes e relevantes para qualquer busca
Foto: Reprodução/Google 

3. Lançada a primeira pesquisa por voz em 2008

Em 2008, os dispositivos móveis permitiram pesquisas, por meio de comandos por voz, com um simples clique. Esse recurso revolucionário eliminou a necessidade de digitar, e operava, convertendo o som em dados digitais, enviados aos servidores para tradução e pesquisa. A funcionalidade foi estendida aos computadores em 2011, e continua a ser usada.

No computador, o botão do comando de voz do Google está localizado na barra de pesquisa
Foto: Reprodução/Google

4. Pesquisa por imagem: um recurso surpreendentemente recente (2011)

A pesquisa por imagem, amplamente utilizada atualmente, surgiu apenas em 2011. Tem como propósito de encontrar imagens semelhantes àquelas enviadas pelo utilizador. Com essa funcionalidade, é possível fazer o upload de uma foto ou colar o URL da imagem na barra de pesquisa para descobrir a sua origem e aceder a mais informações adicionais.

A pesquisa por imagem pode ser feita na barra de pesquisa no ícone câmara
Foto: Reprodução/Google

5. Google Lens: Mais de 12 bilhões de pesquisas por mês (2017)

O Lens revolucionou a pesquisa visual. Lançado em 2017, permite que os utilizadores fotografem ou capturem imagens, para pesquisar objetos, encontrar similares e obter informações. Além disso, oferece compras, traduções em mais de 100 idiomas, auxílio escolar, consultas dermatológica, etc, gerando 12 bilhões de pesquisas mensais em dispositivos Android e iPhone (iOS).

Google Lens permite fazer pesquisas visuais por meio da câmara do telemóvel
Foto: Reprodução/Google

6. Também prevê enchentes atualmente (2018)

O Flood Hub é uma plataforma de previsão de enchentes, que utiliza inteligência artificial para antecipar enchentes com até sete dias de antecedência. Assim permite que as pessoas que se encontram em áreas vulneráveis, organizações e governos, preparam-se para o evento. Dessa forma, em 2023, a cobertura do serviço expandiu para 80 países, incluindo 60 na África, Europa, América do Sul, América Central e Ásia, abrangendo áreas de alto risco de inundação.

Interface do Flood Hub, recurso do Google que permite prever enchentes
Foto: Reprodução/Google

7. Bard: uma homenagem aos Bardos (2023)

Claro, aqui está a frase sem a voz passiva:

O nome ‘Bard’ inspirou-se nos bardos, contadores de histórias na antiga Europa que transmitiam a cultura através de lendas e mitos. Além disso, os bardos desempenhavam um papel crucial na preservação das tradições culturais da época.

Em 2022, durante o desenvolvimento do projeto de inteligência artificial, escolheram esse nome para o chatbot, enfatizando sua capacidade de inspirar ideias e promover a aprendizagem, assim como os trovadores faziam em sua época.

O Bard tem nome que homenageia contadores de histórias da Europa antiga
Foto: Reprodução/Google

Fonte: Techtudo

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!