SMART SUMMIT

Marketing tem o seu dia internacional

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Marketing tem o seu dia internacional

O que é Marketing

Antes de tudo, o Marketing é um conjunto de atividades e processos que uma empresa realiza para criar, comunicar, entregar e trocar produtos ou serviços que tenham valor para seus clientes, parceiros e sociedade em geral.

Contudo, essas atividades incluem pesquisa de mercado, definição do público-alvo, desenvolvimento e promoção de produtos e serviços, precificação, distribuição, vendas e atendimento ao cliente.

É uma função crítica para o sucesso de qualquer empresa, pois ajuda a empresa a entender as necessidades e desejos de seus clientes, a desenvolver produtos e serviços que atendam a essas necessidades e se comuniquem efetivamente com seus clientes para aumentar a satisfação e a fidelidade.

Objetivo do Marketing

 O objetivo é criar valor para os clientes e gerar lucro para a empresa e busca entender:

  • As necessidades;
  • Os desejos;
  • Os Comportamentos dos clientes.

Para que a empresa possa criar produtos e serviços que atendam a essas necessidades e ofereçam valor superior aos concorrentes.

Dia Internacional

Além disso, a decisão foi tomada por unanimidade pela Confederação Europeia de Marketing (EMC), que designou este dia para destacar a importância nos negócios e na sociedade e promover o orgulho na profissão.

A evolução do marketing mundialmente, tem sido uma jornada impressionante, com muitas mudanças. Os profissionais de marketing ajudaram muitas das novas organizações a nascer e permitiram mudanças significativas em empresas antigas com séculos de história“, começa por enquadrar Ralf Strauss, presidente do conselho da EMC.

Mudaram as atitudes sociais e ajudaram as pessoas a comunicarem e a comprometerem-se. Hoje, num contexto de transformação digital, podemos explorar o nosso ambiente mais do que nunca, analisar as necessidades do consumidor em tempo real e construir relacionamentos. A importância dos profissionais de marketing é fundamental. Vamos reconhecer e apreciar isso enquanto celebramos o marketing a 27 de maio”, prossegue, citado pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM).

Para além de instituir o Dia Internacional do Marketing, a EMC decidiu também passar a atribuir anualmente o Prémio de Mérito para marketers.

Fonte: Eco

Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!