O que é Marketing
Antes de tudo, o Marketing é um conjunto de atividades e processos que uma empresa realiza para criar, comunicar, entregar e trocar produtos ou serviços que tenham valor para seus clientes, parceiros e sociedade em geral.
Contudo, essas atividades incluem pesquisa de mercado, definição do público-alvo, desenvolvimento e promoção de produtos e serviços, precificação, distribuição, vendas e atendimento ao cliente.
É uma função crítica para o sucesso de qualquer empresa, pois ajuda a empresa a entender as necessidades e desejos de seus clientes, a desenvolver produtos e serviços que atendam a essas necessidades e se comuniquem efetivamente com seus clientes para aumentar a satisfação e a fidelidade.
Objetivo do Marketing
O objetivo é criar valor para os clientes e gerar lucro para a empresa e busca entender:
- As necessidades;
- Os desejos;
- Os Comportamentos dos clientes.
Para que a empresa possa criar produtos e serviços que atendam a essas necessidades e ofereçam valor superior aos concorrentes.
Dia Internacional
Além disso, a decisão foi tomada por unanimidade pela Confederação Europeia de Marketing (EMC), que designou este dia para destacar a importância nos negócios e na sociedade e promover o orgulho na profissão.
“A evolução do marketing mundialmente, tem sido uma jornada impressionante, com muitas mudanças. Os profissionais de marketing ajudaram muitas das novas organizações a nascer e permitiram mudanças significativas em empresas antigas com séculos de história“, começa por enquadrar Ralf Strauss, presidente do conselho da EMC.
“Mudaram as atitudes sociais e ajudaram as pessoas a comunicarem e a comprometerem-se. Hoje, num contexto de transformação digital, podemos explorar o nosso ambiente mais do que nunca, analisar as necessidades do consumidor em tempo real e construir relacionamentos. A importância dos profissionais de marketing é fundamental. Vamos reconhecer e apreciar isso enquanto celebramos o marketing a 27 de maio”, prossegue, citado pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM).
Para além de instituir o Dia Internacional do Marketing, a EMC decidiu também passar a atribuir anualmente o Prémio de Mérito para marketers.
Fonte: Eco
Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit: 10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer
Autor
-
Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
View all posts