SMART SUMMIT

5 contas de Instagram para ajudar na sua literacia financeira

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Segundo um estudo Digital Consumer Survey Portugal 2021, sabe-se que os portugueses passam uma média de 13 horas semanais nas redes sociais. Por isso, mais vale aproveitar este tempo para algo que além de entreter também possa ser produtivo. Conheça 5 perfis no instagram dedicados a falar sobre economia, finanças e contabilidade que contribuíram para a sua literacia financeira.

1. Economicamente Falando

Economicamente Falando é um projeto presente não só no Instagram como também no LinkedIn e nas plataformas habituais de podcast (YouTube, Spotify, iTunes e SoundCloud). O projeto da autoria do jornalista Caetano Xavier que pretende desmistificar, de forma interessante, a economia. O conteúdo baseia-se na desconstrução dos conceitos económicos, em dar dicas de como poupar e atualizar os seguidores sobre os acontecimentos e debates do momento. Relativamente ao podcast este apresenta duas rubricas semanais. Uma com um convidado e tema semanal onde este se debruça sobre da sua carreira, do mercado em que se insere e das suas opiniões relativamente a esse mercado. A outra rubrica #NÃOSEDÁNAESCOLA é onde são explicados tópicos como “Porque não imprimimos milhões e acabamos com a crise?” ou “Porque é que se pede contribuinte na fatura?” ou “O que é o IRS?” ou “Como organizar uma semanada e criar uma poupança?”.

2. Acontabilista

Acontabilista é um perfil criado pela contabilista certificada, formadora e empresária Bruna Fernandes. Especialista em IRS e Contabilidade para Empreendedores são estes o assuntos abordados não só no perfil do instagram.

Para além desta rede social a contabilista partilha conhecimento através dos seus cursos online sobre IRS, IRS e Como Empreender Legalmente (CEL) Também a partir de abril ainda partilhará com o mundo o seu livro intitulado Descomplica o teu Negócio.

3. MJ Contabilidade

MJ Contabilidade é uma empresa prestadora de serviços, nomeadamente, executa o processamento da contabilidade de empresas e particulares. No entanto, o que encontramos tanto no perfil de instagram como no facebook não se trata de publicidade. A conta é utilizada como forma de dar dicas, clarificar as regras e legislação contabilistica e até relembrar algumas datas importantes, como o pagamento do IVA mensal, por exemplo. Deste modo, deixa os seus clientes mais informados e envolve os curiosos sobre a contabilidade, pois vêm dar resposta às perguntas quotidianas que as pessoas têm sobre a área.

4. Doutor Finanças

Com a finalidade de melhorar a sua saúde financeira nasce o Doutor Finanças. Esta empresa de base tecnológica que esteve pelo quarto ano no TOP 30 do Portugal Fintech Report. Serviço baseia-se em dar suporto no processo digital, ágil e simples para clientes, consultores e parceiros. Ademais, no seu portal oferece uma série de artigos, dicas de poupança, ferramentas, simuladores (Por exemplo: simulador de salário líquido ou a calculadora de prestação de crédito habitação) entre outras possibilidade ajudam a gerir o seu orçamento, assim como, aumentam a sua literacia financeira. De maneira mais informal e prática pode aceder aos conteúdos do projeto através do Instagram, Facebook e no podcast No final de Contas.

5. Finanças para Freelancers

Da autoria da Joana Martins, contabilista, surge o projeto Finanças para freelancers presente no Instagram e no Facebook. Os conteúdos desta conta têm o propósito de ensinar freelancers a pensar como as empresas e como organizar as suas finanças e impostos sem ansiedade. Conjuntamente é um método da contabilista expor o seu trabalho. Caso estejam interessado em trabalhar com ela podem marcar uma consulta individual ou se o objetivo for alargar o leque de conhecimentos neste domínio poderão fazer parte da Academia de Finanças. Se procurarem educação numa área mais concreta, então a Formação de IVA ou a Formação de IRS poderá ser a mais indicada.

Bônus: AT Finanças

A Autoridade Tributaria e Aduaneira (AT) é um organismo do Ministério das Finanças de Portugal. Adevêm da fusão da Direção Geral de Impostos (DGCI), a Direção Geral de Informáticos e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA)e a Direção Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC). AT Finanças ao contrário dos outros exemplo que vimos anteriormente, não se trata de um particular ou de uma empresa, mas sim de uma instituição pública que promove a literacia financeira. Este perfil surge com o intuito de contribuir para uma sociedade melhor informada, pois vêm promove a comunicação das atualidades da área procurando aproximar-se do público em geral.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!