SMART SUMMIT

5 dicas para teres uma entrevista de emprego de sucesso

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Vais ter uma entrevista de emprego e não sabes como te prepara? Apostar na preparação é a melhor maneira de combater o nervosismo. Fica com algumas dicas para te ajudar neste processo.

Conheça a empresa e a vaga

Conhecer previamente a empresa e a vaga é crucial para uma entrevista bem sucedida. Informação sobre a empresa como: a sua história, cultura e valores, podem ser facilmente encontradas na internet mais especificamente no site da empresa e no LinkedIn. Também podes perguntar diretamente a uma pessoa que já trabalhe na empresa em questão caso conheças. Caso contrário podes sempre averiguar websites de partilha de reviews de funcionários e ex-funcionários onde estes partilham opiniões sobre a cultura, salário, condições, benefícios, etc, como, por exemplo, na plataforma Glassdoor. 

Para entender melhor a vaga a que se candidata, além de ler atentamente a descrição apresentada na empresa, procure outras vagas semelhantes em outras empresas e até mesmo converse com trabalhadores da área mesmo que em outra empresa.

Cuide da sua imagem

A primeira impressão é muito importante, como tal, não deixe um pormenor como maneira como se vai apresentar na entrevista para a última hora, pois podes acabar por não transmitir a imagem que gostaria.

A imagem com que se pretende apresentar deve ser cuidada e condizente com a vaga e com a imagem da empresa. Ou seja, vista-se como se já trabalhasse na empresa e fosse para o seu local de trabalho. Facilmente se consegue deduzir qual o estilo mais adequado ao contexto de trabalho para o qual se candidata, basta observar os conteúdos colocados nas redes sociais por parte das empresas.

Na eventualidade de a entrevista ser por videoconferência, considere que, para além de precisar de ter um bom sinal de internet, necessita também de estar num espaço tranquilo com pouco ruido e bem iluminado.

Antecipar as respostas às questões mais comuns

Para que não fiques sem saber o que dizer e evitar a ansiada na entrevista é fundamental praticar as respostas a algumas perguntas frequentes. Desta forma será um momento mais fluido e também aumentará a sua confiança.

Por isso, prepare-se para perguntas como: qual a sua motivação para a vaga em aberto? quais as suas principais qualidades e defeitos? porque se considera o candidato ideal para esta função?

Para além disso, prepare uma apresentação sua onde fala da sua formação e experiência referindo, como estas são contributos importantes para complementar a empresa a que te candidatas.

No caso das outras perguntas o importante é ser transparente com as tuas ambições e com as suas aptidões. Recrutadores experientes facilmente conseguem verificar quando o entrevistado não está a ser coerente. Se a pergunta for “quais são os seus defeitos?” não tente arranjar um defeito que possa ser interpretado como qualidade como “ser demasiado perfecionista”. Em vez disso, diga o seu defeito e uma estratégia que está a implementar para o melhorar.

Prepare-se para uma dinâmica durante a entrevista de emprego

Para além das perguntas clássicas, durante a entrevista é natural que te possam pedir para pores em prática alguma aptidão que está no teu currículo ou que seja necessária para a vaga.

Por exemplo, se estás a candidatar-te para uma vaga na área comercial podem propor-te para demonstrares como venderias um objeto. De modo, a analisarem a tua habilidade para a área. Ou se no teu currículo consta que és fluente em alguma língua pedir para simular uma pequena conversa. Também se no currículo refere que sabes utilizar uma ferramenta importante para a função, de modo, avançado, como excel, podem solicitar para fazer uma demonstração prática, de forma, a testar os teus conhecimentos e a comprovar se o que está no teu CV corresponde à realidade.

Faça perguntas no final

No final da entrevista normalmente existe um momento onde podes ser tu a fazer perguntas ao recrutador. Aproveita essa abertura para fazer qualquer pergunta sobre a vaga e sobre a empresa. Por exemplo, qual propósito da sua vaga para a organização? qual a política de formação e apoio à aprendizagem pessoal? quais as perspetivas de progressão e crescimento na empresa? quais as prioridades estratégicas da empresa? Se existe a possibilidade de trabalho remoto ou da modelo híbrido?

Também é crucial pedir por feedback da tua entrevista. Mesmo que não ficas com a vaga a qual te estás a candidatar saber o que onde podes melhorar irá ajudar-te a melhorar a tua performance numa próxima entrevista de emprego.

Fonte: Eco e Santander

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!