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6 dicas para criar o seu negócio

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Indíce

Encontra-se interessado em criar o seu negócio? Está cansado de viver somente com rendimentos fixos anuais e pretende obter mais fontes de rendimento? Então este artigo é para si…

Apesar de parecer um grande desafio a abertura de um negócio, existem algumas dicas que te podem ajudar a suavizar estes problemas e a ajudar-te a organizar todos os passos necessários para a tua empresa.

1º Passo – Contabilidade Organizada

Sim, leu bem. A contabilidade é um ramo muito importante para uma empresa. Desde a organização dos documentos, tal como Faturas de clientes, pagamentos do Imposto IVA, segurança social, entre outros. Uma boa organização das faturas e respetivos rendimentos (rúbrica 7) e gastos (rúbrica 6) são fundamentais para um controlo empresarial. É recomendado que esta responsabilidade seja ocupada por um profissional, de modo a evitar que existam sustos, na empresa, declarações mal preenchidas ou declarações não entregues, visto a multa ser elevada.

2º Passo – Os clientes demoram a pagar

Tem que ter em consideração que, quanto maior a empresa, mais tempo, na maioria dos casos, leva para o cliente pagar à empresa. Em certas empresas, existem clientes que podem até mesmo levar 30 – 60 – 90 dias para pagar, dificultando, em determinados períodos, ao empreendedor, de solver as despesas por falta do recebimento do cliente.

3º Passo – Os fornecedores contam

Por vezes, as empresas pensam que basta ter em consideração os clientes. Todavia, isto não é (de todo) verdade. Um bom fornecedor é um grande passo para o sucesso de uma empresa e, em certos momentos, a mesma matéria-prima pode estar a ser vendida, por um fornecedor, a um preço mais baixo do que o atual possui. Deve-se de ter em atenção qual o melhor fornecedor de mercado no momento.

4º Passo – Plano de Marketing

Um dos maiores erros dos empreendedores é acharem que o «boca-a-boca» funciona todas as vezes. Criar um bem e/ou serviço nem sempre é tão fácil o quanto parece. É necessária a criação de um plano de marketing para que seja possível se identificar as necessidades e/ou desejos dos consumidores num dado segmento de mercado específico de modo a que seja mais fácil dar resposta às suas necessidades/desejos de uma forma mais eficaz e eficiente face à concorrência. Algo que deve-se de ter em mente é que: O marketing busca as necessidades e sugere novas formas de satisfazer estas necessidades mas NÃO CRIA NECESSIDADES, podendo, caso o façam, levar mais tempo a vender o produto.

5º Passo – Existem períodos maus

É necessário ter um plano de contingência caso isto aconteça. Tal como economia, uma empresa tem altos e baixos e, por vezes, devido a alterações de fornecedores, aumento de custos, surgimento de novas concorrências, reduções de poder de compra dos consumidores, poderão ocorrer alterações negativas na sua empresa. Há que se ter sempre em posse um plano que possa ser utilizado caso isto aconteça. É, também, de salientar que, na sua generalidade, os piores momentos de uma empresa são nos primeiros 3 anos.

6º Passo – Muitas noites mal dormidas

Uma vida de empreendedor requer tempo despendido, requer saber levar muitas preocupações e responsabilidades «nas costas» e, por isso, requer muitas noites mal dormidas. Saiba que, ao criar uma empresa, estará a colocar muitas situações da sua vida mais sobrecarregados.

Autor

  • João Ferreira

    O meu nome é João Ferreira. Sou Licenciado em Gestão, pela Universidade dos Açores. Sou Content Writter da Smart Summit, desde 2022.

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