SMART SUMMIT

A NOS impulsiona a expansão do 5G independente, ampliando as possibilidades das redes móveis

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Conforme comunicado divulgado, a NOS afirma estar preparada para disponibilizar serviços ainda mais inovadores, utilizando o 5G SA (stand alone) e integrando um novo núcleo de dados da Nokia. Além disso, aprimorará as plataformas de voz e os perfis dos clientes em colaboração com a Ericsson.

Embora o formato 5G SA oferece aos provedores a chance de expandir os serviços na rede móvel, este diferencia-se do 5G padrão, assegurando maior qualidade em aplicações específicas (network slicing). Além disso, permite a criação de redes privadas capazes de suportar um grande número de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT). 

Assim deste modo, serviços como o controlo remoto de máquinas, veículos autónomos e aplicações de realidade aumentada, virtual e jogos destacam-se como beneficiários desta nova tecnologia de rede, com latência inferior a 10 milissegundos.

Embora desde a obtenção das licenças 5G em 2021, as operadoras em Portugal têm oferecido apenas o 5G convencional, ainda baseado na infraestrutura 4G. Agora, a NOS avança para o novo modo que amplia as possibilidades de serviços para os consumidores e empresas. 

NOS foi pioneira no 5G em Portugal

A empresa foi pioneira ao lançar o 5G em Portugal em 26 de novembro de 2021. Ademais, esta data foi confirmada pela Anacom para a concessão da licença de uso da rede. Na ocasião, a NOS se destacou como a operadora que mais investiu no leilão 5G, planeando o lançamento de produtos até o final de 2021.

Aproveitando essa ocasião, a NOS anuncia o lançamento da rede 5G SA e destaca que possui mais de 4.200 estações-base e cobertura superior a 93% da população portuguesa.

“O desenvolvimento da quinta geração de redes móveis tem sido um dos principais vetores estratégicos da NOS ao longo destes dois anos, representando um investimento total até o momento de aproximadamente 420 milhões de euros, com previsão de mais 110 milhões de euros nos próximos anos” 

A empresa revelou que cerca de 25% dos clientes da NOS usam dispositivos 5G, sendo que aproximadamente 84% desses clientes fazem uso regular dessa tecnologia. “Esperamos um rápido aumento desses números, considerando que 76% dos smartphones vendidos pela NOS já são compatíveis com 5G”, menciona a mesma fonte.

Além disso, a NOS informa que já fechou acordos para mais de 500 projetos 5G/IoT. Irá abranger empresas e instituições de diversas áreas, como saúde e varejo. 

Fruto da colaboração com a Nokia, surgiu uma arquitetura de dados inovadora. Criada para um novo núcleo 5G, esta arquitetura integra componentes de sinalização e opera em uma infraestrutura nativa na nuvem, garantindo escalabilidade e segurança. Adicionalmente, em parceria com a Ericsson, houve o desenvolvimento da evolução da componente de voz e do perfil do cliente.

A partir de maio de 2022, a NOS destaca a oferta do 5G SA através do Hub 5G & Transformação Digital, impulsionando projetos relacionados ao 5G. Com avanços recentes, inicia uma fase inédita para a completa implementação e disponibilização desta tecnologia.

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!