SMART SUMMIT

A VC Faber portuguesa vai lançar o Faber Blue, um fundo de 30 milhões de euros para a sustentabilidade dos oceanos

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A empresa portuguesa VC Faber está a lançar um novo fundo, Faber Blue Pioneers I, para investir em startups em fase inicial – principalmente de Portugal e do Sul da Europa – desenvolvendo “soluções tecnológicas inovadoras” em torno da sustentabilidade dos oceanos e da acção climática.

O fundo terá uma meta inicial de 30 milhões de euros, incluindo financiamento da Portugal Blue, bem como de investidores institucionais com um forte impacto, como a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (através do seu braço de investimento Movendo Capital), Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Champalimaud.

Destinado a 20-25 empresas em fase inicial na carteira, o fundo irá apoiar start-ups em áreas como a “biotecnologia azul”, alimentos e rações provenientes do oceano, saúde oceânica, inteligência oceânica ou a descarbonização de múltiplas indústrias.

O Fundo Faber Blue Pioneers será gerido pela Faber Capital, com uma nova equipa de investimento dedicada liderada por Rita Sousa e Carlos Esteban como parceiros do fundo e por Bruno Ferreira como parceiro de risco. Trabalharão com o consultor estratégico sénior Tiago Pitta e Cunha (CEO da Fundação Oceano Azul) e com os consultores líderes científicos Susana Moreira e Joana Moreira da Silva (responsáveis pela ciência e inovação da Ciimar), entre outros cientistas, fundadores e especialistas da indústria.

Faber tem reputação de investir noutras áreas tecnológicas profundas, tais como Unbabel, Codacy, SWORD Health, iLoF e Abtrace.

Rita Sousa, parceira do Faber Blue Pioneers Fund, declarou: “Acreditamos que os empresários de tecnologia profunda e os empreendedores orientados para a missão terão um impacto crucial na sustentabilidade dos oceanos e na acção climática. O capital de risco será fundamental para ajudar estes fundadores a fazer a diferença à escala e estamos entusiasmados por lançar o Faber Blue Pioneers Fund para apoiar as empresas mais inovadoras e de maior impacto. Temos a honra de ser apoiados pelo FEI e Portugal Blue, bem como pelas mais relevantes instituições portuguesas empenhadas na sustentabilidade dos oceanos”.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!