SMART SUMMIT

Amazon testa a possibilidade de internet por satélite em 2023

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A empresa Amazon, no mesmo segmento que a SpaceX, Starlink e a OneWeb, pretende lançar os primeiros satélites que cedem Internet na Terra, já no início de 2023.

Este avanço iniciado pela Amazon, em competição com a SpaceX, Starlink e OneWeb, foi designado Project Kuiper, e tem o objetivo de disponibilizar Internet à Terra via satélite. Para já, encontra-se previsto o lançamento de dois satélites de teste – os Kuipersat-1 e Kuipersat-2. O objetivo destes dois primeiros satélites é testar as tecnologias com dados obtidos na órbita terrestre. Estes dados visam auxiliar e ” finalizar os planos de design, de lançamento e operacionais para o nosso sistema comercial”, refere a Amazon.

A construção destes dois está prevista para o final deste ano e a ULA (United Launch Alliance) – organização aliada da Amazon neste projeto – tem sido pressionada para elaborar estes dois satélites até ao final do próximo ano, de modo a demonstrar que é um parceiro de confiança para a Força Aeroespacial dos EUA – US Space Force.

Relativamente à empresa Amazon, a pressão centraliza-se no regulador americano das telecomunicações, com a necessidade de ter que colocar à disposição metade dos satélites previstos até 2026, para que permaneça válida a licença emitida pelas autoridades. A constelação de satélites que irá fornecer internet a partir do espaço será constituída por 3.236 equipamentos (três mil duzentos e trinta e seis equipamentos).

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!