A Secção de Regularidade do Grupo Desportivo Comercial, vai realizar o IV Azores E-Rallye, prova que integra o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio (CPNE), da Taça de Eficiência Energética e do Troféu de Equipas, além de ser candidato à FIA ecoRally Cup de 2024.
O Azores E-Rallye é uma prova de regularidade exclusiva para veículos que se enquadram nas definições do Artigo Nº 1 do “2023 FIA ecoRally Cup – Technical Regulations”, classificando os veículos como os B.E.V. – Battery Electric Vehicles (Veículos Elétricos a Bateria) ou os F.C.E.V. – Fuel Cell Electric Vehicles (Veículos Elétricos de Célula de Combustível).
![](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/06/352531551_786385513078854_1999723720799771073_n-819x1024.jpg)
“Todos os anos a responsabilidade e o desafio da secção de regularidades do GDC aumentam. Se por um lado existe a responsabilidade de manter a prova no nível elevado que atingiu em 2022, por outro existe o desafio e vontade de inovar, quer no percurso quer nas características da prova, sem beliscar em nada a qualidade do evento. Para este ano, sendo um evento observado pela FIA, queremos fazer também um upgrade organizativo, indo de encontro a algumas exigências impostas aos eventos internacionais por forma começar a preparar uma possível inclusão no FIA ecoralllye cup de 2024. Neste momento estamos a ultimar os últimos detalhes, mas, estamos para já satisfeitos com o fruto de um trabalho que começou em novembro de 2022. Penso que temos uma prova que vai agradar a todos os que participarem no evento, uma vez que juntamos as belezas naturais da nossa ilha aos desafiantes percursos das nossas estradas, com as dificuldades de navegação e de certos controles que ao fim ao cabo são o sal e a pimenta de uma boa prova de regularidades”
Paulo Miguel Rego, Diretor de Prova
Itinerário do Azores E-Rallye
O IV Azores E-Rallye possui um traçado total de 243,77 km, dividido em 4 secções, sendo duas válidas para a Taça de Eficiência Energética.
O traçado seletivo inclui 21 Setores de Regularidade, totalizando 140,16 km, que podem ser Regularidades por Figuras (SRF), Controlos Horários Sem Paragem (SCHSP) e Controlos Horários (CH).
Adicionalmente, haverá o Lagoa Street Stage, classificativa disputada em circuito fechado, no formato de regularidade por setores (SRS), com distância de 1.050 metros, a ser percorrido duas vezes.
Importa ainda destacar que, como se trata de uma prova extra, não afeta a classificação final do rali, possuindo sua própria classificação independente.
Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio (CPNE)
O Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO é a principal competição em Portugal, com um forte foco ambiental e ecológico. Atualmente integra sete provas, sendo organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e promovido pela My Time, com o patrocínio principal da PRIO.
As provas desse campeonato destacam sobretudo a importância da transição energética e oferecem trajetos deslumbrantes. A competição está aberta a participantes nacionais e estrangeiros que possuam veículos BEV (Battery Electric Vehicle). Contudo todos os participantes devem possuir a licença adequada para circular nas estradas portuguesas.
Adotando um formato de regularidade e eficiência energética, os participantes deverão manter uma média de velocidade específica, invés de obter o menor tempo possível, como nos ralis de velocidade tradicionais. Ademais os organizadores também consideram o consumo de energia durante as provas. A saber essas provas geralmente ocorrem em estradas abertas, todos os participantes devem seguir rigorosamente as regras de trânsito.
Acompanhe também todos os resultados na aplicação oficial da prova, o Sportity.
Veja os meus outros artigos aqui.
Autor
-
Systems Support Professional na empresa Jolera, Information Technology Manager na prova Azores Rallye e estudante da Licenciatura em Informática na Universidade dos Açores.
View all posts