SMART SUMMIT

Burnout: Perto de 80% dos profissionais de Tecnologias de Informação já sofreram

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O elevado volume de trabalho, a falta de sono e de tempo livre são apontados como as causas mais relevantes para se chegar ao estado de esgotamento. Esgotamento esse também conhecido como burnout.

Segundo um estudo realizado pela plataforma Teamlyzer, cerca de 79,9% dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) relataram ter experienciado o burnout em algum momento de suas carreiras.

Essas causas de esgotamento incluem um alto volume de trabalho, falta de sono e falta de tempo livre. Contudo, muitos apontam a falta de clareza em relação às funções e metas profissionais como um fator significativo.

A análise dos resultados revelou que o burnout é um problema generalizado em organizações de diversos setores e tamanhos. Assim, os setores de consultoria e outsourcing (38,1%), software house e internet (24,6%) e tecnologia da informação (11,2%) se destacaram como aqueles com maior incidência de profissionais afetados pela doença.

Além disso, diversas áreas, como Banca, Serviços Financeiros, Indústria e Serviços registaram casos de burnout. Além disso, áreas como a Telecomunicações e Eletrotécnica, Ciência e Investigação, Publicidade, Multimédia e Videojogos, além de Hardware & Produtos Eletrónicos, tiveram casos de burnout.

Muitas empresas de TI desconhecem o alto percentual de profissionais afetados pelo burnout. Segundo pesquisa, 57% das empresas não tinham conhecimento dos casos entre seus funcionários.

Mesmo entre as empresas que tiveram conhecimento, a maioria dos entrevistados (71,7%) afirmou que suas empresas não ofereceram nenhum tipo de suporte.

Algumas empresas ofereceram apoio para superar o burnout. Ademais, adotaram medidas como a concessão de dias de férias, assistência médica e alívio da carga de trabalho (28,3%).

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!