SMART SUMMIT

Cientistas acreditam que é possível controlar braço robótico com a mente

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Um grupo de cientistas da Imperial College London e da Universidade de Freiburg estão desenvolvendo um projeto inovador para capacitar os usuários a controlarem um braço robótico usando a mente.

Segundo comentários de pesquisadores ao site IEEE Spectrum, o braço robótico pode auxiliar os usuários em tarefas adicionais sem depender de outras partes do corpo humano.

Este sistema revolucionário permitiria que os utilizadores manipulassem o braço através de impulsos elétricos cerebrais. A fim de eliminar a necessidade de controlar através do uso de mãos ou um joystick.

Os cientistas responsáveis pelo projeto afirmam que “Com este sistema, poderíamos oferecer um novo nível de liberdade, substituindo o uso das mãos por controlo cerebral para manobrar o braço robótico.”

Apesar dos resultados promissores nos testes laboratoriais, a precisão dos movimentos ainda é limitada. No entanto, há otimismo na adaptação do cérebro ao longo do tempo para um controle mais intuitivo do dito braço.

Ademais, este projeto pioneiro representa um avanço significativo na interface entre a mente humana e a tecnologia robótica.

Ao possibilitar o controlo mental de um braço robótico, abre-se um mundo de possibilidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ademais, pode-se por na mesa a possibilidade de expandir os horizontes da interação homem-máquina. 

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!