SMART SUMMIT

Cientistas de Portugal e Itália introduzem uma técnica inovadora para certificar computadores quânticos

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Uma equipa de cientistas, provenientes de Portugal e Itália, desenvolveram uma inovadora abordagem para certificar as propriedades quânticas em computadores fotónicos. A colaboração envolveu o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), a Universidade Sapienza de Roma, o Conselho Nacional de Pesquisas – Instituto de Fotonica e Nanotecnologie (CNR-IFN) e o Politécnico de Milão

De acordo com o comunicado do INL, os “circuitos óticos programáveis são fundamentais no avanço do processamento quântico da informação“. A fotónica quântica integrada usa chips com múltiplos componentes fotónicos para gerir estados quânticos em tecnologia. Estes permitem detetar e processar informações usando luz, tendo aplicações em áreas como a deteção e o processamento de dados.

Dessa forma, a certificação dos recursos quânticos torna-se crucial à medida que a complexidade dimensional desses dispositivos aumenta. Num artigo publicado na revista científica Science Advances, os pesquisadores apresentam uma técnica para certificar as propriedades essenciais desses dispositivos.

Representação do circuito fotónico desenvolvido pelos cientistas. Fonte: INL

De acordo com a metodologia de certificação, utiliza um circuito fotónico totalmente programável em vidro, desenvolvida pela equipa, liderada por Ernesto Galvão (INL).

Taira Giordani destaca que esta é a “primeira aplicação experimental desta técnica”, permitindo a “quantificação dos recursos computacionais da mecânica quântica em dispositivos óticos“.

Também Ernesto Galvão complementa, enfatizando que esta abordagem é robusta para certificar a “vantagem quântica”, especialmente em “tarefas de mapeamento, como a conhecida como interrogação quântica”. 

A pesquisa recebe apoio do National Quantum Science and Technology Institute (NQSTI), com financiamento parcial dos projetos ERC Advanced Grant QU-BOSS e FoQaCiA (Horizon Europe), assim como o suporte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Fonte: SapoTEK / INL

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!