SMART SUMMIT

Comece 2024 a poupar  

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Normalmente o novo ano costuma ser a altura de definir metas, por isso, apreenda como poupar para alcançar os seus objetivos financeiros para 2024. 

Defina objetivos 

Antes de mais nada, deve clarificar o que pretende definido os seus objetivos financeiros. Qual é o intuito da sua poupança: Quer comprar uma casa? Quer reformar-se mais cedo? Quer ter uma reserva de emergência? Através do objetivo acessível e mesurável (por exemplo, poupar 100€ por mês) será mais fácil manter o foco e a motivação para efetuar as decisões financeiras mais acertadas. 

Crie um orçamento 

Elaborar um orçamento é fundamental para controlar a situação financeira. Pois, desta forma poderá averiguar onde está a gastar o seu dinheiro e a identificar as despesas supérfluas e assim cortar gastos e poupar. Existem muitas ferramentas online e aplicativos que podem ajudá-lo a criar um orçamento, por exemplo, a boonzi, mas se preferir pode também fazer um Excel adaptado à sua realidade e necessidades. 

Pague-se primeiro 

Assim que, receber o seu salário, coloque de parte uma quantia pré-definida para a poupança antes de gastar o resto do dinheiro. Pode ser uma percentagem fixa do seu salário, por exemplo 10% do seu rendimento, ou um valor determinado, por exemplo, 100€. Se estabelecer este compromisso consigo de se pagar primeiro, será mais provável que poupe dinheiro. 

Evite gastos desnecessários 

Reveja os seus gastos regulares e identifique áreas onde pode poupar. A fim de, tornar este passo mais fácil guarde os recibos das suas compras ou monitorize o seu extrato para que consiga analisar quais os seus gatos e concluir quais destes são desnecessários que podem ser evitados. Por exemplo, pode optar por cozinhar em casa mais vezes, cancelar assinaturas que não utiliza (Netflix, Disney plus…) ou reduzir o número de vezes que sai a jantar fora. 

Invista o seu dinheiro 

Se tiver um excedente de poupança, pode investir o seu dinheiro para obter um retorno. Existem muitos tipos de investimentos disponíveis, por exemplo, certificados de aforro ou de tesouro, ações, obrigações, etc. O investimento deve ser adequado ao seu perfil, por isso, deve definir se é mais ou menos avesso ao risco, para o ajudar, caso não tenha experiência em investimentos, pode consultar um consultor financeiro. 

Seja disciplinado 

A poupança requer disciplina. Sendo que, para conseguir alcançar os seus objetivos é importante ser consistente, não desistir, apesar dos contratempos e adaptar o que foi dito no artigo à sua realidade e as suas necessidades. 

Em síntese, a poupando dinheiro, ajudara-lo a criar um futuro mais seguro e confortável para si e para a sua família. 

Fonte: Doutor Finanças  

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!