SMART SUMMIT

Como crio um CV sendo recém-licenciado e sem experiência profissional?

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Um recrutador demora cerca de 10 segundos a tirar as primeiras impressões sobre um CV de um candidato, por isso, não convém mandar a mensagem errada. Saiba como investir num bom currículo!

Estrutura do CV

O curriculo acaba por ser o seu cartão de visita, deve pensar “Eu vou me apresentar a alguém que não me conhece, o que posso fazer?” Para começar deve apostar numa boa estrutura!

Apresentação

O primeiro impacto do seu curriculo é o seu conjunto, por isso, deve prestigiar a apresentação!

Ter uma foto profissional no CV é importante. Pois esta serve para o recrutador identificar o candidato e não como forma de exclusão. No entando, a presença da foto no CV depende da cultura e do país, geralmente em Portugal os recrutadores apreciação este promenor.

O conteúdo de texto do CV não deve recorrer a texto corrido, nem muitos formatos de letra, deve manter um aspecto clean. Sendo que, também se deve evitar o uso de muitas cores, assim os templantes devem conter cores sóbiras e não serem muito elaboradas. A não ser que a vaga para a qual te candidatas seja uma coisa mais numa area artistica como design e ai um curriculo mais elaborado poderá já ser uma de demonstrar capacidades nessa área.

De qualquer forma deverá manter uma experiência agradável para o recrutador ainda deverá ter em consideração que o CV deve ter no máximo duas páginas A4, não precisa colocar toda a informação sobre ti, apenas o que é fundamental para a vaga. Sendo que, o curriculo poderá ser adptado para cada vaga e empresa para a qual te candidatas.

A organização de cada secção (Formação, Experiência…) do seu CV que apresente uma cronologia deve começar sempre do mais recente para o mais antigo, uma vez que, o recrutador quer saber primeiro o que esta a fazer no momento.

Para além disso, deverá conferir se a informação que contém no seu curriculo está coerencia com o que está publicado no Linkedin.

Mas não tenho experiência profissional, o que coloco?

A pergunta que te deves colocar é “O que a pessoa que vai ler o meu currículo, quer ler?” Pois, esta tem de ter acesso fácil à informação, se não existe a possibilidade de esta desistir de querer saber mais sobre o candidato.

Antes demais deves incluir os dados pessoais como: nome, morada, data de nascimento, email, telemóvel, linkedin e foto.

Como forma de diferenciar o teu curriculo, partindo do pressuposto que não apresentas experiência profissional, seria interessante criar uma bio, logo no inicio que mostre o teu lado B. Onde deves incluir: qual a tua motivação na escolha do teu curso? quais as tuas cadeiras favoritas (2 cadeiras no máximo)? quais os teus interesses e hobbies? e por fim, qual o teu propósito e objetivo?

Depois deverá referir a tua formação o curso e a faculdade. Relativamente, à média é dispensável colocar. Claro, que depende de empresas para empresa. No entanto, a maioria não consideram um fator critico, ou seja, incluir ou a média deve ficar ao critério do candidato.

Na experiência poderás colocar estágios curriculares; estágio de verão e trabalhos de verão mesmo que não relacionados com a área. Já que, estes mostram ao recrutador que não tiveste parado durante as férias. Quando referires a experiência, para além das funções, deves falar das conquistas e resultado nas atividade desempenhadas, de forma, a que o recrutador entenda um pouco melhor o teu perfil.

Como forma de te diferenciares dos outros candidatos deverás ainda colocar: as tuas atividade extracurriculares; alguma experiência de Erasmus; hobbies; desporto, conquistas (ex: prémio de mérito); experiências de voluntariado e skills importantes como o dominio de alguma lingua estrangeira ou de ferramentas informáticas.

Erros

Apenas 2% dos currículos passam na primeira rodada, de modo, a garantir que faças parte deste 2% eis aqui alguns erros que deves evitar:

  • Erros ortográficos. Embora, frequentes, devem ser evitados é necessário ser minucioso e pensar nos detalhes.
  • Usar muito texto “less is more”. Pode usar simplificar o texto e colocar por tópicos com bullet points para tornar a informação mais apelativa.
  • Má escolha de foto. Atualmente é fácil tirar uma foto de qualidade no telemóvel não há necessidade de usar fotos de casamentos ou de outro tipo menos adequado no seu currículo profissional.
  • Muitas páginas de CV. O currículo deve conter uma página ou duas no máximo dos máximos. Não há necessidade dificultar a experiência de analise do seu CV.
  • Informação desatualizada. Atualize o seu currículo regularmente para estar sempre pronto caso surja uma oportunidade.
  • Utilizar o modelo Europass. A não ser que seja exigido pela vaga e ai tem mesmo de o utilizar. Caso contrário este modelo é proibido e facilmente evitável quando existem uma serie de modelo muito mais apropriados online e gratuitos (ex: Canva)
  • Usar um outro formato que não seja PDF
  • Apresentação das skills com bolinhas ou traços. Isto pode não ser necessariamente um erro, pois depende de recrutador para recrutador. Alguns vão apreciar essa vertente mais visual, outros podem preferir que o candidato seja mais explicito e defina o seu nível de competência com uma palavra como “avançado” ou “intermédio”, por exemplo.

Em síntese, deve certifique-se que a informação do seu currículo está correta, atualizada, sem gralhas e que os seus links funcionam (o link do linkdin, por exemplo). Para se certificar de tal, deve mostrar o CV e pedir feedback, seja a um amigo, a alguém que já passou por esta fase de recrutamento, ou até algum recrutador que encontras no linkdin.

Carta de Motivação

Outra questão que poderá ter é se deve ou não enviar junto com o CV uma carta de motivação.

A maioria das empresas dispensam a carta de motivação, por isso, a não ser que seja solicitado, é desnecessário perder tempo com esta. Os recrutadores tem a noção que a maioria das cartas motivação já estão pré-feitas para poderem ser utilizado para qualquer empresas. Como tal, não lhes acrescenta nada.

Sendo assim, é preferível investir o seu tempo a aprimorar o CV. No caso de ter pouca experiência profissional incluir neste uma bio que serve para substitui a carta de motivação.

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!