Os orçamentos e os dados continuam a ser os dois temas que preocupam permanentemente os profissionais de Marketing.
![Marketing está a ter problemas de comunicação.](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/09/escritorio.jpg)
O que é a comunicação interna?
É um conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização. Seja de forma vertical , dos setores de liderança para os inferiores e vice-versa, ou de forma horizontal, entre os colaboradores que atuam ao mesmo nível profissional. Como tal, é essencial dentro de uma organização, visto que garante o alinhamento entre a equipa e, consequentemente pode salvar a sua empresa em momentos de crise.
Os colaboradores devem estar alinhados, tanto a nível do discurso oficial da corporação, mas também aos seus objetivos que pretendem atingir, como os de crescimento, desenvolvimento de projetos e outros. Assim, permite uma relação mais direta com os seus funcionários, levando a cabo a plena execução dos objetivos e desempenho de cada um.
Quais são os 5 tipos de comunicação?
- Comunicação escrita: Está presente em diversas áreas, como por exemplo, jornal mural, e-mail marketing, quadro de avisos, blog corporativo, entre outros projetos desenvolvidos, com o objetivo único de informar os colaboradores sobre os acontecimentos e as novidades da empresa.
- Comunicação verbal: Este tipo de comunicação é exercido através de palestras, reuniões e confraternizações.
- Comunicação vertical: Esta comunicação é fundamental para esclarecer o planeamento estratégico e as diretrizes da empresa.
- Comunicação horizontal: Pode ser utilizada para coordenar atividades de maneira mais fluida, para integrar e compartilhar dados relevantes entre os integrantes de mesmo nível;
- Comunicação diagonal: É indicada para situações em que a empresa busca informar a todos sobre novos projetos, diretrizes e normas ou até mesmo enviar mensagens motivacionais.
Qual é o conceito de Marketing?
É a ciência de criar e entregar um valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um consumidor ou através das ofertas de produtos ou serviços que despertem interesse ao público-alvo. Deste modo, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas.
Quais são os principais elementos do Marketing?
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Estas palavras representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar os seus objetivos.
Problemas entre a Comunicação Interna e o Marketing nas empresas
No entanto, os orçamentos e os dados continuam a ser os dois temas que preocupam permanentemente os profissionais de marketing. Contudo, a fraca comunicação interna está a assumir-se cada vez mais como um problema na área, conclui um estudo da Data & Marketing Association (DMA) divulgado pelo WARC.
Isto deve-se sobretudo à pandemia que resultou no trabalho remoto e, consequentemente, a menos reuniões presenciais. Por outro lado, as oportunidades de questionar colegas diretamente escassearam, levando ao afastamento das dinâmicas de trabalho.
O estudo salienta que alguns dos principais problemas verificados atualmente na área do marketing passam por:
- Orçamentos limitados 47%;
- Ausência de dados 46%;
- Recursos internos limitados 34%;
- Má comunicação interna 33%;
- Falta de estratégia 29%.
Fonte: Marketeer
Tem interesse pela área do Marketing? Aposto que vai gostar deste artigo!
Autor
-
Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
View all posts