SMART SUMMIT

Má comunicação interna é um dos maiores problemas para os profissionais de Marketing 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Os orçamentos e os dados continuam a ser os dois temas que preocupam permanentemente os profissionais de Marketing.

O que é a comunicação interna? 

É um conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização. Seja de forma  vertical , dos setores de liderança para os inferiores e vice-versa, ou de forma horizontal, entre os colaboradores que atuam ao mesmo nível profissional. Como tal, é essencial dentro de uma organização, visto que garante o alinhamento entre a equipa e, consequentemente pode salvar a sua empresa em momentos de crise. 

Os colaboradores devem estar alinhados, tanto a nível do discurso oficial da corporação, mas também aos seus objetivos que pretendem atingir, como os de crescimento, desenvolvimento de projetos e outros. Assim, permite uma relação mais direta com os seus funcionários, levando a cabo a plena execução dos objetivos e desempenho de cada um.

Quais são os 5 tipos de comunicação? 

  • Comunicação escrita: Está presente em diversas áreas, como por exemplo, jornal mural, e-mail marketing, quadro de avisos, blog corporativo, entre outros projetos desenvolvidos, com o objetivo único de informar os colaboradores sobre os acontecimentos e as novidades da empresa. 
  • Comunicação verbal: Este tipo de comunicação é exercido através de palestras, reuniões e confraternizações. 
  • Comunicação vertical: Esta comunicação é fundamental para esclarecer o planeamento estratégico e as diretrizes da empresa. 
  • Comunicação horizontal: Pode ser utilizada para coordenar atividades de maneira mais fluida, para integrar e compartilhar dados relevantes entre os integrantes de mesmo nível; 
  • Comunicação diagonal: É indicada para situações em que a empresa busca informar a todos sobre novos projetos, diretrizes e normas ou até mesmo enviar mensagens motivacionais. 

Qual é o conceito de Marketing? 

É a ciência de criar e entregar um valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um consumidor ou através das ofertas de produtos ou serviços que despertem interesse ao público-alvo. Deste modo, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas. 

Quais são os principais elementos do Marketing? 

Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Estas palavras representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar os seus objetivos. 

Problemas entre a Comunicação Interna e o Marketing nas empresas 

No entanto, os orçamentos e os dados continuam a ser os dois temas que preocupam permanentemente os profissionais de marketing. Contudo, a fraca comunicação interna está a assumir-se cada vez mais como um problema na área, conclui um estudo da Data & Marketing Association (DMA) divulgado pelo WARC. 

Isto deve-se sobretudo à pandemia que resultou no trabalho remoto e, consequentemente, a menos reuniões presenciais. Por outro lado, as oportunidades de questionar colegas diretamente escassearam, levando ao afastamento das dinâmicas de trabalho. 

O estudo salienta que alguns dos principais problemas verificados atualmente na área do marketing passam por:

  • Orçamentos limitados 47%;
  • Ausência de dados 46%;
  • Recursos internos limitados 34%;
  • Má comunicação interna 33%;
  • Falta de estratégia 29%. 

Fonte: Marketeer

Tem interesse pela área do Marketing? Aposto que vai gostar deste artigo!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!