SMART SUMMIT

Conseguir trabalho em marketing sem experiência

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O setor do marketing é um dos mais promissores no mercado de trabalho e as possibilidades são inúmeras.

O setor do marketing é um dos mais promissores no mercado de trabalho e as possibilidades são inúmeras. A área de atuação é acessível e oferece boa variedade de vagas, que na maioria das vezes, estão disponíveis quer em teletrabalho, quer de forma presencial, e oferecem horários flexíveis, basta ter um bom currículo profissional de marketing

Muitos podem sentir-se desencorajados a buscar trabalho em marketing por falta de experiência no sector, mas com um currículo bem elaborado e outras atitudes, é possível ingressar na área. 

Adquirir as “habilidades requerimento” 

É fundamental estudar e se atualizar sobre as principais tendências e ferramentas de marketing. Ter conhecimentos básicos sobre marketing digital, análise de dados, SEO e mídias sociais, por exemplo, pode fazer toda a diferença. 

Criar um portefólio 

Outra medida, é criar um portefólio de projetos pessoais, mesmo ainda sem experiência profissional. Estes projetos podem incluir criação de conteúdo para redes sociais, produção de textos para blogues, criação de campanhas publicitárias fictícias, entre outros. Essas atividades mostram iniciativa, criatividade e habilidades práticas que podem ser úteis para uma empresa de marketing. 

Currículo para profissional de marketing 

É fundamental ter um currículo profissional bem elaborado, que destaque as habilidades e conhecimentos adquiridos. No caso de uma pessoa a entrar no mercado de trabalho que não tem experiência. É importante mencionar cursos, projetos pessoais e trabalhos voluntários que estejam relacionados à área de marketing. 

Para iniciantes, é recomendado utilizar modelos de currículo específicos para a área de marketing, uma vez que podem ajudar a valorizar as habilidades e competências do candidato de maneira mais profissional. 

Networking eficaz 

Outra forma de destacar-se é participar em eventos e redes sociais relacionados à área de marketing. Além disso, deve conectar-se com outras pessoas da área, fazer networking e aprender com outros profissionais pode ser uma oportunidade para se destacar em um processo seletivo. 

Contudo, não subestime o poder de falar com amigos, professores e familiares, afinal fazer conexões é fundamental. 

Construir perfil profissional em sites de emprego 

Utilize websites como LinkedIn, Upwork e Glassdoor, uma vez que são plataformas fundamentais para profissionais em busca do primeiro emprego. Além de dispor de uma boa quantidade de vagas, estes também promovem o currículo, possibilitam que faça networking e funcionam como uma espécie de portefólio para a marca pessoal. 

Além do marketing: currículo multidisciplinar 

Por fim, é importante destacar que muitas empresas buscam profissionais com perfil diverso, ou seja, que possuam conhecimentos em outras áreas, como design, comunicação e administração. Portanto, se possuir habilidades em outras áreas além de marketing, não deixe de mencioná-las no currículo e nas entrevistas de emprego. 

Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Autor

  • Rui Botelho

    Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!