SMART SUMMIT

Criação de um centro de inovação e tecnologia pela IBM

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Foi anunciado, esta sexta-feira, pelo Presidente da IBM Portugal, a criação de um centro de inovação e tecnologia, em Coimbra.

O presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, revelou na sexta-feira a criação de um centro de inovação e tecnologia em Coimbra. Este centro, que estará operacional em 2024, focar-se-á em áreas como inteligência artificial e cidades inteligentes. A iniciativa anunciou-se durante o Coimbra Invest Summit, onde a IBM Portugal e a Softinsa, sua subsidiária, assinaram um protocolo com a Universidade de Coimbra e a Câmara de Coimbra para desenvolver um programa integrado de desenvolvimento para a região.

Ademais, ainda não há informações sobre a criação do número de postos de trabalho . No entanto, espera-se que o centro inicie as operações em instalações provisórias em 2023. Ricardo Martinho destacou a relação entre o futuro centro de inovação e o programa de desenvolvimento integrado, indicando que o protocolo determinará a qualidade e capacidade do centro.

O protocolo inclui a requalificação de áreas de formação da Universidade de Coimbra para atender às necessidades do centro e desenvolver talentos necessários. Analogamente, Coimbra será usada como uma “cidade-modelo e laboratório vivo” para testar funcionalidades em áreas como cidades inteligentes, eficiência energética e sustentabilidade.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, antevê resultados a curto prazo da parceria, considerando o programa como disruptivo. O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, destaca a oportunidade para o concelho, defendendo que a cidade deve ser cada vez mais central no desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental. Enfim, a parceria visa impulsionar Coimbra como um polo de inovação e tecnologia.

Este artigo teve por base o Eco Sapo;

Já leu o artigo sobre Delta Cafés – do Atlântico ao grão de café? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!