Desde da pandemia que se intensificou a presença dos negócios do online. Por isso, torna-se fundamental criar um website para garantir a credibilidade da sua empresa e facilitar que encontre o seu pelo público-alvo.
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Identidade da Marca
Antes da elaboração do Website em si é necessário criar a identidade da marca, de modo, a tornar a experiência mais completa e mais representativo dos seus propósitos para o negócio.
Nome para o Negócio
Possivelmente uma das partes mais simples, mas ao mesmo tempo complicada da criação do seu negócio é a escolha do nome para o mesmo.
Na criação do nome da sua empresa e/ou site este deve ser simples (evite nomes difíceis de pronunciar e soletrar), apelativo e fácil de lembrar. Além disso, deve naturalmente escolher um nome de que goste e que lhe faça sentido.
Caso não esteja com dificuldades nesta tarefa peça ajuda à Inteligência Artificial.
Criar um Logo
Precisará de um logotipo para começar definir a identidade visual da sua marca para, por exemplo, usar no seu site e para as redes sociais.
O seu logo deverá simples; memorável; intemporal (que sobreviva ao tempo); versátil e adequado ao seu negócio.
Caso não tenha muita experiência em edição deixo aqui quatro dicas de sites gratuitos que facilitam a criação de logotipos: FreeLogoDesign; Logo Maker; Canva e Abobe Express.
Paleta de Cores
Ao criar a sua identidade de marca deve ser coerente com a mensagem que deseja transmitir isso inclui a utilização da paleta de cores correta. Vejam o significado de algumas cores:
- Vermelho: remete a calor, paixão, sexualidade, fome, assim como, para o sentimento de urgência;
- Laranja: é associado a algo aventureiro, amigável ou sem muito compromisso. Também pode passar a mensagem de confiança e fácil acesso;
- Amarelo: transmite serenidade e alegria;
- Azul: remete a algo confiável, pacífico e honesto;
- Verde: alude à segurança, natureza e mesmo naturalidade;
- Roxo: está relacionada ao misterioso, ao místico, como ao real;
- Preto: é associado à elegância, ao luxo e ao poder.
Tipografia
As fontes desempenham um papel importante na comunicação visual. Na criação do seu site e da sua identidade deve ser coerente com o pretende e não misturar nem usar mais do que 2 ou 3 tipos de letra diferentes, deve também garantir a legibilidade. Além disso, deve verificar se não poderá estar a ir contra o seu objetivo infográfico, ou seja, a personalidade e emoção da tipografia escolhida deve ir ao encontro daquilo que a sua marca pretende transmitir.
Tom de Voz
Todos os pontos anteriores em conjunto com a escolha das imagens começam a construir a identidade da sua marca, fica a faltar o tom de voz da sua marca.
Para escolher o tom de voz, deve antes demais, seguir uma linha de lógica, para que não surgir incoerências respeitando os valores e a personalidade da marca. O tom de voz da marca é maneira como a marca comunica e se expressa com o seu público.
Manter a clareza, a consciente e refletir a essência da marca devem ser o ponto principais em ter em consideração. Porém, primeiro devo saber conhecer quem é o público-alvo da marca e como este interage no digital para ser capaz de adequar o tom de voz. Assim, será possível atrair e fidelizar os seus possíveis clientes com a marca e alavancar o seu negócio.
Em síntese, poderá adotar um tom de voz mais ou menos sério; formal ou informal ou até mesmo uma abordagem distinta e impactante a estratégia vai depender: dos valores da empresa; da personalidade da marca e do público-alvo.
Escolher uma plataforma digital para criar o Website
Agora que já criou a identidade da sua marca consegue avançar para a presença digital. Para dar este próximo passo segue-se algumas sugestões de plataformas gratuitas para criar o seu website:
Além destas plataformas para criação de Website servirem para negócios ganharem uma presença online, também serão úteis para desenvolver um portifólio ou elaborar um blog. Assim como a estratégia para criar uma identidade será fundamental para elaborar estas outras ideias.
Fonte: Rockcontent, Venngage
Autor
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Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.
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