SMART SUMMIT

Eleve o seu Linkedin ao próximo nível!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O LinkedIn é uma rede social direcionada aos negócios e ao emprego. Se procuras um primeiro ou um novo desafio profissional ou até mesmo novos parceiros de negócio convém atualizares o teu Linkedin começando pelo básico. Saiba como.

Crie uma boa primeira impressão

A primeira impressão é fundamental. Um estudo da universidade de Missouri revelou, através de um grupo de voluntários, que para concluir se gostamos ou não de um perfil ou site na internet podemos demorar menos de 0,2 segundos.

Aproveite a foto de capa para defenir a sua marca pessoal. Enquanto, a foto de perfil deve mostrar credibilidade. Evite selfies, aposte num fundo neutro e num sorriso.

Se tiver com dificuldade pode fazer como algumas pessoas e usar a ajuda da IA para ter a foto perfeita. O GANs processa uma grande quantidade de imagens, ou seja, fotos de uma pessoa em diferentes cenários e poses. Posteriormente, estas imagens são usadas para treinar o modelo GAN que é capaz de criar novas imagens realistas.

Seja encontrado

De modo, a conseguires atrair recrutadores ou parceiros deves utilizar o motor de pesquisa da rede social a teu favor. Para que seja mais fácil encontrarem-te coloca um titulo relacionado com a tua área de intervenção. Por exemplo, se trabalhas na área de Marketing, títulos como: Digital Marketing | Social Media | Copywriting | Creativity | Strategy.

Não utilize palavras que remetam ao estado atual, nomeadamente estudante, estagiário trainee, etc. Normalmente os recrutadores não procuram por essas palavras e, como tal, se as utilizares podes ver as tuas chances reduzidas de se encontrado.

Ainda podes adicionar hashtags que deverão estar relacionadas com os assuntos que abordas no teu perfil ou sobre atua atividade. Aproveitando o exemplo anterior: #seo, #analytics, #socialmidia, #marketingdigital e #inteligenciaartificial.

Seja sincero com o que procura no Linkedin. Como? Para além, de poder partilhar através de uma publicação. Faça-o de forma prática. Entre no seu perfil e clique no botão “Tenho interesse em…” que se encontra abaixo da foto de perfil. De seguida, selecione a opção que vá ao encontro do seu interesse entre: “Encontrar novo emprego”, “Contratar” e “Prestar serviço”.  

Complete o seu perfil do Linkedin

Claro, que a primeira impressão é importante, uma vez que, é o que nos faz querer saber mais sobre. No entanto, quando essa altura chegar é também preciso conseguir fazer um recrutador ou um possível parceiro de negócios ficar. Daí a necessidade de complementar o linkedin com outras informações.

Resumo

Crie o seu Resumo. Nesta seção difícil de preencher, tudo irá depender de qual o rumo que quer seguir e do que pretende atingir com a plataforma. Qual o seu objetivo com o linledin: Networking? Encontrar parcerias com outras empresas? Transição de carreira? Ganhar a atenção dos recrutadores? Atrair clientes?

Sabendo o seu objetivo é possível definir uma estratégia, encontrar o seu público-alvo. O seu resumo deve ser claro, no máximo poderá conter 6 parágrafos, espaçados entre si, com mais ou menos 3 linhas para o texto ficar legível. O primeiro paragrafo deverá falar do que faz atualmente e os seguintes do seu percurso, da sua especialidade, hobbies, sendo que, o último paragrafo deverá ser sobre o intuito que tem com a rede social. Por fim, inclua a sua assinatura: nome, e-mail e telefone.

Destaques

Na seção dos Destaques poderás complementar o perfil com trabalhos teus como publicações, artigos, links, etc. Isto acaba por ser mais importante para um recrutador do que uma tonelada de diplomas, pois mostra o seu conhecimento sobre um determinado assunto e permite averiguar algumas das suas skills.

Experiências

As Experiências é um campo onde podes falar acerca das tuas responsabilidade e aprendizagens de trabalhos anteriores. Por isso, não podes deixar de aproveitar a descrição para partilhares quais eram as tuas funções, com o que contribuíste para empresa, projetos e metodologias que possas ter criado ou apoiado, etc.

Competências

As Competências são o que te ligam a uma vaga. Podes adicionar até cinquenta e a vaga utiliza até 10 competências. Quantas mais tiveres adicionado, maiores as chances de corresponder à vaga, porém não vale a pena mentir, pois mais tarde numa análise mais pormenorizada ao teu perfil ou numa entrevista tudo será descoberto. Algumas competências possuem o selo que lhe ajuda a destacar-se e comprova que és o indicado para a vaga.

Outras Seções

De modo, a complementar o teu perfil podes ainda adicionar Licenças e Certificados de formações que tenhas; podes pedir Recomendações aos teus atuais ou antigos colegas de trabalho ou a algum professor ou mentor de estágio no caso de estares a começar a tua carreira. Também no caso de teres feito algum projeto de voluntariado vale sempre a pena adicionar, porque te destaca dos demais.

É preciso mais que estar presente!

Agora que já tens um perfil otimizado para aquelas que são as tuas necessidades no linkedin seja procurar emprego, novos relacionamentos comerciais ou mesmo estabelecer uma identidade digital, saiba ainda que não basta estar presente é preciso interagir.

Ter uma conta na rede social, por si só, não o irá ajudar é preciso criar conteúdo, dar dicas, partilhar opiniões, comentar e reagir a outras publicações, é também importante ir atrás do que procura e criar conexões com as pessoas certa e porque não pedir-lhes diretamente conselhos, pois se estas estão no lugar, onde anseias chegar ninguém melhor para te ajudar.

Mais do que está presente é preciso interagir!

Fonte: Karine Mueller e Vitor Guimarães

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!