SMART SUMMIT

Emprego: Uma em cada três pessoas vê a inteligência artificial como ameaça ao seu posto de trabalho

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A maioria das pessoas possuem expectativas muito otimistas sobre os avanços recentes na inteligência artificial (IA), e no seu potencial impacto no mercado de trabalho, e nas funções desempenhadas. Contudo, não todos compartilham essa visão. 

De acordo com um estudo do Boston Consulting Group, AI at Work: What People Are Saying, 36% das pessoas temem o desaparecimento dos seus atuais empregos, devido à IA. Embora a maioria dessas pessoas, reconhece a necessidade de adquirir novas habilidades, apenas 14% receberam formação e treino. Já essa percentagem sobe para 44% entre os líderes. O estudo tem por base entrevistas realizadas a 12.800 pessoas, entre colaboradores e líderes empresariais em 18 países.

O que revela a pesquisa sobre o impacto da IA no mercado de trabalho?

A pesquisa mostra variações regionais, ao nível de otimismo e apreensão em relação à IA. Surpreendentemente, 52% dos entrevistados em todo o mundo indicam otimismo como um dos seus principais sentimentos, aumento notável de 17 pontos face a 2018, o ano em que se iniciou esse estudo. Por outro lado, a preocupação diminuiu de 40%. 

Em termos de nacionalidades, brasileiros (71%) e indianos (60%) destacam-se como os mais otimistas sobre os futuros impactos da IA no mercado de trabalho.

Por outro lado, os Países Baixos (42%), a França (41%) e o Japão (38%) representam as regiões onde as preocupações com a tecnologia são mais evidentes. As regiões menos preocupadas incluem o Médio Oriente (25%), o Brasil (19%) e novamente a Índia (14%). 

Quanto ao perfil dos entrevistados, os gestores (62%) mostram maior entusiasmo em relação à IA, em comparação aos trabalhadores (42%). O conhecimento tecnológico é crucial: oito em cada dez líderes usam ferramentas de IA generativa regularmente, enquanto apenas 20% dos colaboradores fazem o mesmo.

No grupo de utilizadores de IA generativa, a tendência persiste: 62% mantêm otimismo em relação à tecnologia, em contraste com os restantes 36%. No entanto, uma grande maioria, 71% dos entrevistados, acredita que os benefícios da IA generativa superam os riscos associados a ela. 

Fonte: Sapo TEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!