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Estudo confirma dumping no setor do leite 

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Indíce

O leite e os seus derivados constituem um dos principais pilares da economia açoriana. Pelas vantagens competitivas, nomeadamente pelas suas condições climáticas, quando comparado com a maior parte da produção feita no resto do país. No entanto, de acordo com dados de 2022 constatou-se que o preço final de venda foi inferior aos custos de produção. 

Através de um estudo, feito nos meses de abril e maio, pelo Observatório de Preços averiguou-se a prática de dumping no sector do leite em Portugal. Ou seja, verificou que preço final de venda do leite foi inferior aos custos de produção em 2022. 

Apesar de, esta ação ser contra o que foi aprovado no regime aplicável às práticas individuais restritivas do comércio (Decreto-Lei n.º 220/2015). Este proíbe, entre outras práticas, as vendas com prejuízo, a fim de reprovar o comercio desleal.  

Registou-se diferenças substanciais nos custos alimentares entre explorações com produção própria de alimentação e as explorações que tinham de comprar a alimentação. A aquisição de stock de matérias-primas pelo medo destes aumentarem demasiado fez com que os custos de alimentação não tivessem tempo para se adaptar aos preços de mercado. 

Atravessou-se períodos de enorme instabilidade nos custos com fatores de produção e de preços de mercado. E ainda da transação entre os vários elos da cadeia de valor. A guerra na Ucrânia que afetou os mercados a nível global poderá também ter influenciado o setor do leite. 

Pelo o mesmo relatório mencionado, nos anos de 2021 e 2022, verifica-se uma mudança considerável dos preços pagos à produção. Além disso, as margens são muito baixas nos diferentes elos da cadeia do leite. Pois, o produto é pouco diferenciado e muito influenciado ao mercado mundial. 

Fonte: Sapo 

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Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

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