SMART SUMMIT

O Futuro do Retalho: 4 tendências para 2024

the-future-of-retail_futuro-do-retalho
Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Tanto no mundo digital como no mundo real, a tecnologia está a moldar a forma como fazemos compras e a definir o futuro do retalho. A verdade é que estamos a ver cada vez mais marcas a adotar a estratégia híbrida – como devem fazer. Ficar à frente do jogo é fundamental para os retalhistas. Na verdade, o Meios & Publicidade apresentou recentemente um estudo da empresa brasileira de TI CI&T, onde se espera que algumas tendências dominem o cenário do retalho em 2024.

Se quiser estar a par do que deve seguir como retalhista, continue a ler.

1. Procura Adequada e Descontos Estratégicos

Os consumidores “vão continuar a gastar”, mas estão a tornar-se mais estratégicos nos seus hábitos de consumo, procurando valor nas suas compras. A CI&T sugere que em 2024 podemos esperar um aumento moderado na procura no setor do retalho.

Assim, para atrair os consumidores, os retalhistas vão concentrar-se em oferecer descontos em itens mais recentes em vez de coleções passadas.

Além disso, com a integração da IA, a gestão de inventário e a previsão de procura tornar-se-ão mais precisas, garantindo que as lojas tenham os produtos certos no momento certo. Claro que esta abordagem estratégica não só melhora a satisfação do cliente, mas também melhora a rotatividade de inventário, levando a um aumento da rentabilidade para os retalhistas.

2. IA: A Revolução do Futuro do Retalho

A IA (inteligência artificial) continua a melhorar experiências e está pronta para revolucionar a indústria do retalho em 2024.

Como mencionado anteriormente, os stocks estão mais bem organizados e as tendências e preferências são facilmente reveladas pela IA. Mas não fica por aqui!

Desde aprimorar as funcionalidades de pesquisa até otimizar os processos de vendas, a IA está preparada para simplificar operações e melhorar as experiências do cliente. Algumas das estratégias passam pelas descrições por ela criadas, ou por descontos em tempo real.

Além disso, a análise de dados impulsionada pela IA permite que os retalhistas obtenham insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Com esta estratégia conseguem-se estratégias de marketing mais direcionadas e recomendações de produtos. Existe todo um potencial para transformar o cenário do retalho, com a IA, que oferece oportunidades ilimitadas e sem precedentes para crescimento e inovação.

3. Experiências Personalizadas e Serviço ao Cliente

As experiências personalizadas sempre foram uma excelente ideia, pois fazem o cliente sentir-se único. Ao analisarem o histórico de navegação e os hábitos de compra, os retalhistas têm oportunidade de personalizar a experiência dos clientes. Além disso, também a adoção de estratégias de pagamento mais rápidas e filas virtuais para provadores, visam melhorar a experiência de compra e reduzir os tempos de checkout.

Além disso, os chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo consultas e resolvendo problemas em tempo real. Ou seja, ao abraçando a tecnologia, os retalhistas conseguem experiências de compra fluídas e envolventes que impulsionam a fidelidade e a satisfação do cliente.

4. Reinventar Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade continuam a desempenhar um papel crucial na retenção de clientes. “Em 2024, os vendedores mais bem-sucedidos vão aumentar ainda mais as vantagens da fidelização”, essenciais para angariar novos clientes.

Desde horários de loja alternativos até experiências de compra personalizadas, os retalhistas estão a ir além para incentivar a fidelidade do cliente e impulsionar o retorno dos negócios. Além disso, os programas de fidelidade impulsionados pela IA permitem que os retalhistas segmentem os clientes com base nas suas preferências e histórico de compras, permitindo recompensas e incentivos mais direcionados. Ao inovar continuamente e adaptar os seus programas de fidelidade, os retalhistas vão fortalecer os relacionamentos com os clientes e promover a fidelidade a longo prazo num mercado cada vez mais competitivo.

Por fim, o futuro do retalho resume-se a dois conceitos essenciais: experiências personalizadas e – sem dúvida e sem surpresa – Inteligência Artificial. Estes dois elementos estão prontos para dominar o cenário do retalho e revolucionar as interações com o cliente e as operações.

Ao olharmos para 2024, fica claro que a tecnologia desempenhará um papel central na formação do futuro do marketing em geral. Obviamente, não há exceções para o retalho. Com inovações impulsionadas pela IA e experiências personalizadas, os retalhistas têm a oportunidade de redefinir a experiência de compra e ficar à frente das preferências do consumidor em constante evolução.

Alie estas estratégias, com a sua estratégia de marketing… Por aqui estamos apenas a começar a explorar o que está por vir!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!