SMART SUMMIT

Google Sites: Saiba para que serve e como criar sites dentro da plataforma

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Google sites

O Google Sites é um aplicativo gratuito que a Google disponibiliza aos utilizadores para que possam criar os seus sites de forma simples, prática e gratuita.

História do Google Sites

A Google é a líder por excelência dos motores de pesquisa. Sem dúvida, nada nas suas origens prenunciava que esse mecanismo de busca marcaria um ponto final na internet. 

Em 1998, Larry Page e Sergey Brin fundaram a Google. Era um projeto de doutoramento em ciência da computação que eles estavam realizando na Universidade de Stanford

A Google não se limitou a ser um simples motor de busca, o que já é uma árdua tarefa para obter excelentes resultados nesta área. Além disso, vem agregando outros tipos de serviços e aplicativos para os utilizadores.

O Google Sites é um programa gratuito que permite aos utilizadores criar páginas para os seus negócios. 

Estas são as principais características: 

  • Aplicativo grátis: Os utilizadores não precisam de pagar a hospedagem para desenvolverem as suas páginas dentro da plataforma Google.
  • Páginas otimizadas: A utilização de dispositivos não se limita apenas ao computador, mas também aos tablets, telemóveis, entre outros aparelhos. Portanto, é essencial que as páginas sejam adaptadas às diferentes plataformas para facilitar as visualizações.
  • Site personalizado: A Google oferece não só a possibilidade de criar um site, mas também podes personalizá-lo. As páginas podem ser criadas do zero ou podes escolher os temas disponíveis no Google Sites. 

Outras características fundamentais do Google Sites:

  • Recursos do Google: Uma das coisas mais marcantes que deve ser avaliada no Google Sites é a possibilidade de agregar todas as funcionalidades que o Google possui. Por exemplo, podes facilmente incluir vídeos do YouTube, Google Maps, Google Agenda, planilhas, arquivos da Google Drive, entre outras opções. 
  • Não há limite de páginas: Páginas ilimitadas podem ser criadas. Por exemplo, um projeto precisa de três ou dez páginas, podes fazer isso sem problema nenhum. O sistema de criação web é muito simples, editável, dinâmico e permite escolher o tema que desejas. Podes escolher as colunas e blocos que o utilizador precisa para moldar a sua página. 
  • Fácil de usar: Não é necessário conhecer os códigos ou aprender a linguagem de programação. 
  • Trabalhar em equipa: O projeto pode ser compartilhado com os outros utilizadores para fazerem alterações ou modificações apropriadas no site.

Negócios

Esta ferramenta pode ser perfeita para as pequenas e médias empresas que pretendem ter um site simples e prático para apresentarem os seus negócios às pessoas. Além disso, existem grandes projetos empresariais que já possuem os seus sites nesta plataforma incrível e fácil.

Por outro lado, é uma boa opção para os projetos académicos ou para a criação de espaços para a exibição de um curriculum vitae. 

Conclusão

Embora seja verdade que muitas páginas são feitas em WordPress, o Google Sites é uma boa alternativa para ter um site competitivo e utilizável na internet. 

Já leu o nosso artigo sobre a Marcação de test-drive com a voz?

Fonte: Google Sites 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!