SMART SUMMIT

Governo dos Açores incentiva a aquisição de viaturas eléctricas desde o início do ano

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O arquipélago dos Açores canalizou quase 300 mil euros em mobilidade eléctrica, tendo adquirido 59 viaturas eléctricas e construído 20 postos para carregamento. 

O executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) revelou este anúncio em uma conferência de imprensa, o investimento de 177 mil euros este ano em “mobilidade elétrica inteligente e sustentável”, enquanto destinaram 117 mil ao “Plano para Mobilidade Eléctrica nos Açores, ações de sensibilização e divulgação”.

Inicialmente, o executivo planeava apoiar a mobilidade eléctrica em 2023 com mais de um milhão de euros, mas revisou a dotação para 916 mil euros, conforme mapas disponibilizados à Lusa. Além disso, eles investiram mais de 524 mil euros neste ano, que é superior ao valor revisado da dotação de 2022.

Os dados mostram que o investimento financiou a compra de 72 veículos elétricos, sendo 59 automóveis ligeiros e 13 velocípedes com motor, e a instalação de 20 pontos de carregamento. O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou as informações durante sua visita ao centro médico Forjaz Sampaio, em Ponta Delgada, que adquiriu quatro viaturas eléctricas com recursos públicos.

O presidente do governo regional destacou a importância da mobilidade elétrica em um mundo de transições, como a transição climática e energética, em favor de um desenvolvimento sustentável. 

“Estamos a planear igualmente em boa coordenação com a própria EDA e privados, a colocação de mais postos de abastecimento. Portanto, estamos a criar os pressupostos e as condições para mais adesão à mobilidade elétrica e aquisição de viatura elétricas nos açores”.

José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores

Apoio à aquisição de viaturas eléctricas do Governo Regional dos Açores em 2022

As informações forneceram que em 2022 apoiaram 213 viaturas eléctricas e 50 pontos de carregamento. Enquanto em 2021 incentivaram 114 viaturas e 33 postos de carregamento.

Em 2020, o Governo Regional dos Açores apoiou a aquisição de 97 viaturas elétricas e a instalação de 20 pontos de carregamento. Totalizou um investimento de 403 mil euros em mobilidade elétrica nesse ano.

A dotação para o ano de 2021 foi de 463 mil euros. Enquanto a dotação revisada no ano anterior foi de 1,2 milhões de euros e investiram mais de 843 mil euros nesse período.

Em síntese, a promoção da mobilidade elétrica é uma estratégia importante para o desenvolvimento sustentável. Ademais, o investimento do Governo dos Açores nessa área mostra o compromisso com a transição para um futuro mais limpo e ecológico. 

Fonte: Observador

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!