SMART SUMMIT

Governo planeia lançar Concurso Público para a Cobertura Total de Fibra Ótica ainda em 2023

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Em Arganil, a ministra da Coesão Territorial, reconheceu a disparidade na conectividade digital em Portugal, havendo regiões a avançar com ritmos diferentes. Como tal, o governo está empenhado em resolver esse problema, particularmente nas áreas de baixa densidade populacional. 

Durante a inauguração da 40.ª FICABEIRA e da Feira do Mont’Alto 2023, a ministra revelou que seu ministério colaborou com a ANACOM, o ministério das Infraestruturas e as operadoras nos últimos dois anos.

O objetivo é lançar um concurso público internacional, com um orçamento estimado de cerca de 350 milhões de euros, assim que a Comissão Europeia conceder a autorização necessária.

O concurso, portanto, tem como finalidade estender a cobertura de fibra ótica a todas as áreas carentes no território nacional. Isso visa alcançar a igualdade nas estradas da sociedade da informação e é enfatizado pela ministra como uma questão de justiça fundamental.

Além disso, Ana Abrunhosa anunciou que o seu ministério obteve aprovação da Comissão Europeia para a submissão formal do pedido. Essa sendo fundamental, devido ao financiamento comunitário do projeto, e ao apoio do governo às empresas que operam nas áreas interiores com pouca motivação para expandir a fibra ótica. 

Governo obteve sinal verde da Comissão Europeia

Após quase 8 meses de negociações informais com a Comissão Europeia, a submissão formal está próxima. Ana Abrunhosa prevê autorização para o concurso público internacional ainda este ano.

Além disso, Ana Abrunhosa mencionou que o governo garantiu recursos, elaborou os termos do concurso e reuniu o consórcio das comissões regionais.

Embora o presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa, lamentou a falta de conectividade no concelho e a ausência de rede móvel e Internet em algumas aldeias e localidades. 

Fonte: Sapo TEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!