SMART SUMMIT

IA e o crescimento do mercado do software

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A inteligência artificial acelera o crescimento do mercado do software, na Europa, até 2027. Mais uma prova de que poderá ser a inteligência artificial o futuro.

No ano passado, o mercado europeu de software cresceu 15%. É um feito para um ano de turbulência económica, tendo sobretudo em conta que o crescimento foi o maior dos últimos 20 anos.

O que esta situação traduziu para a IDC?

Para a IDC, isso traduziu-se na resiliência da procura; contratos mais extensos no tempo do que em anos anteriores; a vinculação aos parceiros existentes; mas também o aumento no preço das licenças, resultado da inflação.

Existem expectativas de crescimento, neste setor?

Sim. Este ano, espera-se um crescimento mais modesto. Todavia, com uma forte dinâmica de crescimento em diversas áreas. A previsão da consultora é que a despesa com software no mercado europeu cresça 11,7%, refletindo cautela nos investimentos, em todos os setores. Até 2027, em média, deverá rondar os 12% ao ano.

Quais são as áreas com maior índice de crescimento?

Segundo a IDC, no entanto, algumas áreas vão crescer muito acima desse valor. As plataformas de inteligência artificial deverão crescer a uma taxa anual de 41% – em 2027 estima-se que o mercado de software com IA valha 16 vezes mais do que em 2018. O middleware para integração e orquestração será o segundo segmento de crescimento mais rápido no mercado europeu de software (24%). Seguido de ferramentas de qualidade e gestão do ciclo de vida, associadas ao desenvolvimento de software (20%).

O desenvolvimento de aplicações, que antes da pandemia liderava o crescimento do mercado de software na Europa, surge agora apenas como a quarta área em termos de volume de investimento.

Até 2027, a IDC diz que o investimento em software na área da segurança continuará a crescer rapidamente. Ademais, prevê-se o mesmo em relação à procura de ferramentas usadas por programadores e especialistas em integração.

“A integração de aplicações, as transações comerciais e a tomada de decisões automatizada – incluindo a análise preditiva e prescritiva – são áreas de crescimento atualmente, e esperamos que a procura se mantenha estável ou aumente nos próximos cinco anos, sustentada por uma capacitação maciça de IA”, defende Tomas Doktor, manager da equipa de pesquisa da IDC na Europa.

“As novas capacidades e serviços baseados na IA generativa abrirão oportunidades de diferenciação competitiva e de crescimento das receitas para os fornecedores que consigam disponibilizar essas soluções com a segurança e o governance adequados”, acrescenta o responsável.

Os dados constam do IDC Worldwide Semiannual Software Tracker, uma previsão a cinco anos que considera 54 geografias e 81 segmentos do mercado de software.

Já leu o artigo sobre o Adobe Firefly: A Revolução da Inteligência Artificial no mundo da imagem? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!