SMART SUMMIT

Inovação nas plantações de milho

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Universidade de Coimbra origina um estudo científico que inova as plantações de milho em Portugal.

Um estudo científico, a decorrer na Universidade de Coimbra, possui como propósito desenvolver um sistema que integre a robótica à agricultura de precisão. Pretenderá (não só) monitorizar como, também, e detetar anomalias, antecipadamente, nas plantações de milho. Esta informação foi divulgada hoje pelo estabelecimento de ensino.

Primeiramente, este projeto – GreenBotics – também designado por Sistema Robótico Inteligente para Agricultura Digital – combina a robótica à agricultura de precisão. Pretendendo “responder a uma série de desafios relacionados com a aplicação de novas tecnologias na monitorização precisa de plantações de milho”, refere a UC.

Para além disso, o Investigador do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Cristiano Premebida – realçou que este projeto inicia-se pela criação de um sistema por base em técnicas de inteligência artificial, robótica de campo, drones ou deteção remota por satélite.

Neste projeto inserem-se portanto cerca de 18 investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra; Escola Superior Agrária de Coimbra; Centro de Estudos de Recursos Naturais e Ambiente; e do Spotlite, sistema de monitorização da empresa Aethra.

Ademais, participam ainda, como entidades parceiras, a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, a Universidade de Loughborough (Reino Unido) e o CNRS/GeorgiaTech Lorraine (França).

Conteúdo tendo por base o Campeão das Províncias;

Já leste o artigo sobre o Parque eólico piloto inovador em Portugal? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!