O ano vai quase a meio, mas já se conhecem as maiores tendências de marketing. Estar a par destas tendências e tentar integrá-las na sua estratégia de marketing, pode ser um truque para impulsionar o contacto com o público e o reconhecimento de qualquer empresa ou marca.
![Descubra as maiores tendências de marketing em 2023](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/05/tendencias-on-line-1024x683.jpg)
Fique a conhecer as 5 maiores tendências de marketing em 2023 e perceba como pode tirar partido delas.
– Micro influencers: mais confiança
A Forbes considera micro-influencer quem tem entre 10 000 a 50 000 seguidores e a Builtin 1000 a 100 000 seguidores. As contas com menos seguidores são agora as preferidas das marcas, por ficarem mais em conta e, principalmente, por transmitirem mais autenticidade. Os micro-influencer deixam um feedback considerado mais real e têm relações mais estreitas com o público.
– Inteligência Artificial (IA): conteúdo personalizado
Anteriormente referimos como o Chat GPT se torna uma mais-valia em qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, o chat GPT é apenas uma das muitas ferramentas de IA disponíveis e das quais se deve tirar partido. O Dall-E , da mesma empresa, é capaz de produzir imagens realistas com base em descrições textuais, e o próprio Canva também já tem uma área de conteúdos com base em IA, permitindo maior personalização e controlo de conteúdos.
– Vídeo: o grande trunfo
O vídeo está no podium das tendências há muitos anos. Sendo um conteúdo visual e, por isso, de mais fácil e rápido consumo, é dos tipos de conteúdos preferidos pelos internautas, que querem cada vez mais, mais informação em menos tempo. No entanto, e contrariamente ao que acontecia no passado, a duração dos vídeos quer-se mais curta, como em formatos como os Reels e Tik Toks.
– User Experience: Marketing Responsivo
A experiência do utilizador (UX) sob todas as coisas, a “ergonomia digital”. Diz o ditado que é “impossível agradar-se a Gregos e Troianos”, mas quem trabalha em marketing digital tem de se adaptar aos vários canais e formas de acesso dos consumidores. Assim, páginas e conteúdos fáceis de navegar, que carreguem rapidamente, com design responsivo e, claro, com conteúdo realmente útil (!), são outra das tendências deste ano. O SEO é rei, mas há mais aspetos no reino que contam!
– Social Selling
Sabia que o público mais novo está a usar as redes sociais como motor de busca? As redes sociais deixaram de ser apenas um canal para marcar presença junto do público e um canal de comunicação e são, agora, um canal de engajamento e vendas! É essencial não descurar este potencial e usar as redes sociais em toda a sua plenitude. Essencialmente, o Social Selling é, segundo a HubSpot, a compreensão do que atrai o público e a utilização desses dados para conversão de seguidores em vendas.
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Estudou Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu, trabalha como Responsável de Marketing a tempo inteiro e faz trabalhos em regime freelancer na área de design e gestão de comunicação, conteúdos e redes sociais. É apaixonada pelas palavras e tem o blog Este Outro Mundo, de escrita criativa, há mais de 10 anos. Está em constante procura da melhor forma de tornar as marcas mais humanas e das novas tendências de comunicação.
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