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As maiores tendências de marketing em 2023

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Indíce

O ano vai quase a meio, mas já se conhecem as maiores tendências de marketing. Estar a par destas tendências e tentar integrá-las na sua estratégia de marketing, pode ser um truque para impulsionar o contacto com o público e o reconhecimento de qualquer empresa ou marca. 

Descubra as maiores tendências de marketing em 2023

Fique a conhecer as 5 maiores tendências de marketing em 2023 e perceba como pode tirar partido delas.

– Micro influencers: mais confiança

A Forbes considera micro-influencer quem tem entre 10 000 a 50 000 seguidores e a Builtin 1000 a 100 000 seguidores. As contas com menos seguidores são agora as preferidas das marcas, por​ ficarem mais em conta e, principalmente, por​ transmitirem mais autenticidade. Os micro-influencer deixam um feedback considerado mais real e têm relações mais estreitas com o público.

– Inteligência Artificial (IA): conteúdo personalizado

Anteriormente referimos como o Chat GPT se torna uma mais-valia em qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, o chat GPT é apenas uma das muitas ferramentas de IA disponíveis e das quais se deve tirar partido. O Dall-E , da mesma empresa, é capaz de produzir imagens realistas com base em descrições textuais, e o próprio Canva também já tem uma área de conteúdos com base em IA, permitindo maior personalização e controlo de conteúdos. 

– Vídeo: o grande trunfo

O vídeo está no podium das tendências há muitos anos. Sendo um conteúdo visual e, por isso, de mais fácil e rápido consumo, é dos tipos de conteúdos preferidos pelos internautas, que querem cada vez mais, mais informação em menos tempo. No entanto, e contrariamente ao que acontecia no passado, a duração dos vídeos quer-se mais curta, como em formatos como os Reels e Tik Toks.

– User Experience: Marketing Responsivo

A experiência do utilizador (UX) sob todas as coisas, a “ergonomia digital”. Diz o ditado que é “impossível agradar-se a Gregos e Troianos”, mas quem trabalha em marketing digital tem de se adaptar aos vários canais e formas de acesso dos consumidores. Assim, páginas e conteúdos fáceis de navegar, que carreguem rapidamente, com design responsivo e, claro, com conteúdo realmente útil (!), são outra das tendências deste ano. O SEO é rei, mas há mais aspetos no reino que contam!

– Social Selling

Sabia que o público mais novo está a usar as redes sociais como motor de busca? As redes sociais deixaram de ser apenas um canal para marcar presença junto do público e um canal de comunicação e são, agora, um canal de engajamento e vendas! É essencial não descurar este potencial e usar as redes sociais em toda a sua plenitude. Essencialmente, o Social Selling é, segundo a HubSpot, a compreensão do que atrai o público e a utilização desses dados para conversão de seguidores em vendas.

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