SMART SUMMIT

Mais de mil empresas serão agrupadas “num mundo de informação”

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

No dia 23 de Novembro de 2022, Portugal Exportador irá reunir mais de mil empresas exportadoras, em Lisboa, “num mundo de informação”, refere a AIP.

A Diretora das Relações Internacionais da fundação AIP anunciou à Lusa que: “Todos os os anos recebemos cerca de 1.000 empresas exportadoras e, em termos de visitantes, expositores e consultores, uns 300 […]. Pelas embaixadas vamos ter 20 mercados representados”.

O evento será elaborado no centro de congressos de Lisboa. O seu principal objetivo consiste em tornar-se num “mundo de informação” para os exportadores e para as Startups Exportadoras. Deste modo, esta iniciativa possibilitará às empresas novas oportunidades, nos diferentes mercados de exportação existentes.

Nesta temporada, cafés temáticos estarão presentes, onde serão debatidos assuntos enquadrados no Marketing Digital ou informações sobre os mercados. Esta iniciativa é elaborada pelo Novo Banco e AICEP.

É de acrescentar ainda, que existirá uma “lab” que permitirá às empresas a aceleração de processos digitais que serão fundamentais para a internacionalização.

Serão efetuadas reuniões B2B (Business to Business) e prestados serviços de consultoria em áreas como transportes, embalagens ou até mesmo garantias mútuas. Relativamente ao Novo Banco, serão divulgadas informações sobre os instrumentos financeiros, sendo que a AICEP será responsável por divulgar dados relativos aos mercados.

Ocorrerão diagnósticos de internacionalização e workshops, onde serão dialogados temas como o aumento das vendas online e como ter lojas de sucesso. É de salientar que estará presente um espaço designado por “Nursery”. Trata-se de um lugar onde estarão disponíveis quatro consultores, que farão diagnósticos, de modo a ajudar as empresas a adaptar o seu produto ao seu segmento de mercado.

Os que por lá visitam poderão participar em “web buyers”. Encontrar-se-ão como mercados: Alemanha; Brasil; Colômbia; México; Singapura; Reino Unido.

Tal como refere a diretora das relações internacionais da AIP, esta é uma iniciativa excelente, a qual providencia oportunidades para todas as empresas exportadoras. Para uma PME, recorrer a consultoria com conhecimento sobre os mercados e poder encontrar aqui um potencial parceiro ou fornecedor, que seja mais adaptável ao seu tipo de produto e informação, é algo fundamental.

Foi, também, referida a variação negativa dos custos de transportes relacionados com a exportação, nos últimos anos. Finalizou afirmando que “se calhar, as empresas hoje têm necessidade de redefinir geograficamente os seus mercados […]. Sem falar na sustentabilidade do planeta, que nos faz querer procurar geografias mais próximas. Hoje em dia, com todas as alterações geopolíticas, os nossos mercados de exportação vão sofrer e temos que encontrar alternativas’’.

Fonte: Notícias ao Minuto

Já leu o nosso artigo sobre a Taxa de Desemprego Jovem? Clique aqui para saber mais.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!