SMART SUMMIT

Marketing e UX UI Design, um jogo de confiança

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Hoje em dia, quando falamos em marketing falamos em várias áreas que se complementam. No final do dia todas com o mesmo propósito: acrescentar valor à audiência.

Numa sociedade cada vez mais digital, em que a comunicação online deve ser focada no conceito H2H (human to human), vemo-nos obrigados a garantir uma qualidade de entrega de conteúdo progressivamente mais exigente e mais on-time. E é nesta relação de agilidade e de estruturação de conteúdos, focada na usabilidade e na experiência da nossa audiência, que Marketing e UX UI têm de estar de mãos dadas.

Mas não confundamos conceitos, UX (user experience) Design é diferente de UI (user interface) Design e, por isso, antes de vos contar esta história de amizade entre Marketing e Design UX UI, vamos apenas relembrar que apesar de ambos trabalharem a experiência, UI é mais virado para a experiência visual e UX para a experiência estrutural e funcional, estando ligado aos sentimentos e necessidades do user e do cliente.

Marketing e Design têm de andar de mãos dadas, para mim, é um facto inevitável.

Estratégia de design no Marketing

Uma cultura de design aprimorado e inovador deve ser incutida em todos os pontos de contacto da marca, seja online ou offline. Isto não ajuda apenas a promover uma maior colaboração entre a equipa de design e a de marketing, mas também a promover uma cultura de inovação e criatividade em toda a organização.

Um design é considerado ótimo quando não é apenas esteticamente agradável, mas também resolve as questões de usabilidade e experiência. Uma campanha de marketing é bem-sucedida quando, não só atrai novos potenciais clientes, mas também consegue persuadi-los a realizar uma ação desejada.

O envolvimento das equipas de marketing e design nas tarefas internas faz com que isto aconteça e facilita a coordenação entre as equipas internas. Não nos esqueçamos que a comunicação é sempre para pessoas e o papel do UX UI está focado na experiência e interface das pessoas. Marketing é emoção e emoção é experiência. O Marketing aliado ao Design UX UI é a junção perfeita para dar resposta a uma necessidade antecipada da audiência.

Sucesso numa equipa

Sempre acreditei que o sucesso de uma equipa está na conjugação das competências de cada membro da equipa aliado à alocação aos projetos certos. Em todos os projetos/clientes há um longo processo de adaptação e pesquisa para se chegar a bom porto.

O planeamento, a sensibilidade e o trabalho em equipa são a chave, bem como a junção de skills. Não é ao acaso que as equipas de maior sucesso investem em skills de áreas de formação complementares e são essas mesmas equipas que procuram colocar as mãos na massa nos vários projetos, ainda que por vezes estejam a aprender com o colega do lado que tem mais know-how na área.

É assim que se cresce, é a fazer crescer e a crescer a aprender. E no final do dia o crescimento vem da junção de conhecimento, e o conhecimento gera confiança.

Fonte: Marketeer

Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Autor

  • Rui Botelho

    Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!