O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.
![O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/03/sdds-1024x535.jpg)
O que é o Marketing Sustentável?
Tem como objetivo a satisfação das necessidades dos consumidores, através da oferta de produtos e serviços, desde que não afetem negativamente o enquadramento ambiental, social e económico.
A aplicação do Marketing Sustentável é indispensável no meio empresarial, pois ao considerarmos a necessidade crescente, por parte da sociedade, em procurar soluções que visem a proteção ambiental e o equilíbrio económico e social. Para além disto, as políticas e regulamentos exigem cada vez mais, melhores práticas e processos sustentáveis.
Assim, ao desenvolver iniciativas que vão ao encontro destas necessidades e que incentivem à mudança de comportamentos através de mensagens claras e diretas. Desta forma, as empresas são também beneficiadas no seu reconhecimento face ao desenvolvimento sustentável.
Existem cinco princípios essenciais do Marketing Sustentável:
- Marketing orientado para o consumidor: Todas as atividades devem ser desenvolvidas na perspetiva do consumidor. Desta forma a possibilidade de construir relações lucrativas e duradouras com os clientes aumenta;
- Marketing de valor para o cliente: A empresa deve alocar os seus recursos para gerar valor para o cliente. A aposta das empresas em iniciativas sustentáveis irá gerar essa mais valia, fazendo com que o público pretendido seja alcançado. Contudo, a possibilidade de retorno é muito grande;
- Marketing inovador: A procura por melhorias e desenvolvimento constantes, em termos de sustentabilidade de produtos e serviços deve ser um dos focos das empresas;
- Marketing “sense-of-mission”: A responsabilidade social deve estar presente na missão de uma empresa através de “termos sociais amplos” sem, no entanto, que esta deixe de ser lucrativa;
- Marketing social: Superar a concorrência ao possibilitar um maior bem-estar aos consumidores e à sociedade em geral, usando uma estratégia que tenha foco na responsabilidade social.
Quais são então os pontos importantes a reter para uma estratégia de marketing verde de sucesso?
O tema da sustentabilidade não é um one-game-player.
Aborde o tema de forma global, mas seja pertinente e cirúrgico nas suas ações atuando em áreas relevantes para o seu sector de atividade, onde pode fazer a diferença, incutindo a mudança de dentro para fora.
Seja genuíno, transparente sobre o seu impacto ambiental e sobre os esforços e resultados que vai atingindo. A sustentabilidade também é uma questão de confiança e reputação.
Não hesite em associar-se a projetos de sustentabilidade. Patrocinar programas, apoiar organizações, desenvolver ou cocriar com outras marcas, ações que abordem o tema da sustentabilidade. É também importante, que deem dicas de comportamentos eco-friendly, que questionem os hábitos do seu dia-a-dia, que introduzam novas formas de agir e pensar para que cada um de nós possa contribuir para construir um mundo melhor.
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Fonte: dhlexpress
Autor
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Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
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