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Marketing Sustentável nas empresas

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Indíce

O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.

O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.
Marketing Sustentável

O que é o Marketing Sustentável?

Tem como objetivo a satisfação das necessidades dos consumidores, através da oferta de produtos e serviços, desde que não afetem negativamente o enquadramento ambiental, social e económico.

A aplicação do Marketing Sustentável é indispensável no meio empresarial, pois ao considerarmos a necessidade crescente, por parte da sociedade, em procurar soluções que visem a proteção ambiental e o equilíbrio económico e social. Para além disto, as políticas e regulamentos exigem cada vez mais, melhores práticas e processos sustentáveis.

Assim, ao desenvolver iniciativas que vão ao encontro destas necessidades e que incentivem à mudança de comportamentos através de mensagens claras e diretas. Desta forma, as empresas são também beneficiadas no seu reconhecimento face ao desenvolvimento sustentável.

Existem cinco princípios essenciais do Marketing Sustentável:

  • Marketing orientado para o consumidor: Todas as atividades devem ser desenvolvidas na perspetiva do consumidor. Desta forma a possibilidade de construir relações lucrativas e duradouras com os clientes aumenta;
  • Marketing de valor para o cliente: A empresa deve alocar os seus recursos para gerar valor para o cliente. A aposta das empresas em iniciativas sustentáveis irá gerar essa mais valia, fazendo com que o público pretendido seja alcançado. Contudo, a possibilidade de retorno é muito grande;
  • Marketing inovador: A procura por melhorias e desenvolvimento constantes, em termos de sustentabilidade de produtos e serviços deve ser um dos focos das empresas;
  • Marketing “sense-of-mission”: A responsabilidade social deve estar presente na missão de uma empresa através de “termos sociais amplos” sem, no entanto, que esta deixe de ser lucrativa;
  • Marketing social: Superar a concorrência ao possibilitar um maior bem-estar aos consumidores e à sociedade em geral, usando uma estratégia que tenha foco na responsabilidade social.

Quais são então os pontos importantes a reter para uma estratégia de marketing verde de sucesso?

O tema da sustentabilidade não é um one-game-player.

Aborde o tema de forma global, mas seja pertinente e cirúrgico nas suas ações atuando em áreas relevantes para o seu sector de atividade, onde pode fazer a diferença, incutindo a mudança de dentro para fora.

Seja genuíno, transparente sobre o seu impacto ambiental e sobre os esforços e resultados que vai atingindo. A sustentabilidade também é uma questão de confiança e reputação.

Não hesite em associar-se a projetos de sustentabilidade. Patrocinar programas, apoiar organizações, desenvolver ou cocriar com outras marcas, ações que abordem o tema da sustentabilidade. É também importante, que deem dicas de comportamentos eco-friendly, que questionem os hábitos do seu dia-a-dia, que introduzam novas formas de agir e pensar para que cada um de nós possa contribuir para construir um mundo melhor.

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Fonte: dhlexpress

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