SMART SUMMIT

Meta revela modelos de inteligência artificial que conseguem identificar mais de 4.000 idiomas 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Os modelos Massively Multilingual Speech (MMS) prometem expandir as capacidades das tecnologias “text-to-speech” e “speech-to-text”. Segundo a Meta, “No futuro queremos aumentar a capacidade dos MMS para suportar ainda mais línguas, mas também para fazer face aos desafios dos dialetos”

Muitas línguas estão em risco de desaparecer. Acredita-se que as limitações das atuais tecnologias de reconhecimento de voz possam acelerar essa tendência. Nesse contexto, a Meta anuncia novos modelos de inteligência artificial concebidos especificamente para ajudar a preservar a diversidade linguística. 

Ademais, os modelos inovadores MMS da Meta expandem “text-to-speech” e “speech-to-text” para mais de 1.100 línguas, um avanço significativo em relação às 100 línguas anteriores. A empresa revelou planos para sua próxima geração de IA, com destaque no desenvolvimento de um chip.

Os modelos MMS da Meta, segundo seu comunicado, utilizam o aprendizado auto-supervisionado wav2vec 2.0, com dados rotulados para mais de 1.100 línguas e dados não rotulados para quase 4.000 línguas.

A tecnologia da Meta, segundo a empresa, possui diversos usos potenciais, abrangendo desde soluções em realidade virtual e aumentada até serviços de mensagens. Assim, ela tem como objetivo facilitar a conexão entre pessoas e o acesso à informação em seus idiomas nativos.

A fim de auxiliar a comunidade de pesquisa no desenvolvimento de seus projetos, a empresa também planeja compartilhar publicamente os modelos e códigos do projeto. A Meta revelou recentemente seus planos para a próxima geração de sua infraestrutura de IA, enfatizando o desenvolvimento de um chip como uma das principais estratégias nessa área.

Vale ressaltar que no ano passado a Meta apresentou o NLLB-200, um modelo de tradução automática com suporte para 200 idiomas diferentes, projetado para uso no Facebook, Instagram e também na Wikipédia. 

Um forte investimento da Meta na Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma das áreas em que a empresa de Mark Zuckerberg tem investido fortemente. A Meta anunciou recentemente seus planos para a próxima geração de sua infraestrutura de IA, com destaque para o desenvolvimento de um chip como uma das principais estratégias nessa área.

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!