SMART SUMMIT

Microsoft explica como desenvolveu o supercomputador IA que ajudou a criar o ChatGPT da OpenAI 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A tecnológica de Redmond usa a mesma infraestrutura que desenvolveu para a OpenAI para treinar o modelo de IA do novo Bing que já prepara a próxima geração do seu supercomputador. 

A empresa fundada por Bill Gates investiu mil milhões de dólares na OpenAI em 2019. A fim de criar uma “plataforma computacional em Azure com uma escala sem precedentes”, originando a tecnologia por trás de projetos como o ChatGPT.

Juntamente desenvolveu toda a infraestrutura necessária, concebendo uma plataforma com milhares de chips gráficos da NVIDIA, otimizados para o desenvolvimento de soluções de IA. A tecnológica recorreu a uma rede baseada no sistema de comunicações Quantum InfiniBand da NVIDIA para unir toda a infraestrutura.

Embora o valor não seja mencionado diretamente, o vice-presidente executivo do departamento de IA e Cloud da Microsoft, Scott Guthrie, afirma que o custo é superior a várias centenas de milhões de dólares.

 O recurso está a recorrer ao supercomputador usado pela OpenAI para treinar o seu modelo de IA, que “alimenta” a nova versão do Bing.

A introdução do modelo de IA Prometheus no Bing ajudou a tornar os resultados apresentados mais relevantes.

A  empresa norte americana está a preparar a próxima geração do seu supercomputador, tendo em conta o recente investimento de 10 mil milhões de dólares que fez na OpenAI. Ademais, adicionou os mais recentes chips gráficos e sistema de comunicação da NVIDIA na infraestrutura.  

Atualmente, a Microsoft encontra-se a trabalhar para tornar a plataforma ainda mais eficiente, criando novos designs para servidores e chips.

Fonte: PC Guia

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!