SMART SUMMIT

Microsoft transforma Inteligência Artificial num copiloto

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A nova ferramenta encontra-se disponível em modo preview, nas aplicações do Microsoft 365, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.

A empresa fundada por Bill Gates apresentou um novo produto durante um evento online, que contou com a presença do CEO Satya Nadella. Este possui como objetivo a melhoria da produtividade dos utilizadores por meio da utilização de inteligência artificial de nova geração. As tarefas diárias de trabalho serão o alvo do produto.

O Microsoft 365 Copilot é uma ferramenta que combina três elementos distintos: o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs), popularizados pelo ChatGPT, com as aplicações do Microsoft 365, como Word, Teams, PowerPoint, Excel e Outlook, bem como as informações do utilizador presentes em e-mails, arquivos, reuniões, chats, calendários e contatos. Jared Spataro, vice-presidente da empresa de Redmond para a área de Modern Work & Business Applications, esclareceu que a ferramenta não apenas integra o ChatGPT ao Microsoft 365, mas também outros recursos de inteligência artificial para aprimorar a experiência do utilizador. 

Funcionalidades do Microsoft 365 Copilot

Durante a exposição, foi dado uma referência de como o Microsoft 365 Copilot pode ser utilizado. No Outlook, por exemplo, o utilizador pode escrever uma frase de síntese sobre o que deseja incluir em um e-mail, como um convite . Por sua vez, o Copilot utiliza as informações transmitidas e os dados aos quais teve acesso para criar um esboço mais detalhado do conteúdo do e-mail. Ademais, esse mesmo princípio pode ser aplicado no Word e no PowerPoint, permitindo ao utilizador economizar tempo e manter o controle sobre a edição. No Excel, a ferramenta permite a análise de tendências e a criação de visualizações de dados profissionais em questão de segundos. 

A Microsoft mencionou outros exemplos em comunicado de imprensa. Entre os quais destaca-se, principalmente, a possibilidade do Copilot ajudar na limpeza da caixa de entrada do Outlook em poucos minutos,. Adicionado o facto de resumir os principais pontos de discussão durante uma reunião no Teams a partir da transcrição das chamadas e sugerir pontos de atuação em tempo real. Por fim, a ferramenta permite auxiliar na automatização de tarefas repetitivas, na criação de chatbots e na aceleração da passagem à implementação no Power Platform. 

A nova ferramenta, chamada Microsoft 365 Copilot, já está disponível em duas formas no Microsoft 365: integrada nas aplicações Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams. E através de uma nova experiência chamada Business Chat, que utiliza sobretudo dados dos calendários, e-mails, chats, documentos, reuniões e contactos para gerar alertas e atualizações de estado com base nas atividades diárias dos utilizadores. 

Atualmente, o Microsoft 365 Copilot encontra-se disponível em versão de pré-visualização (preview) apenas para os utilizadores do Microsoft 365. No entanto, a ferramenta será lançada em breve para todos os utilizadores. 

Fonte: PC Guia

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!