SMART SUMMIT

Novo Rumo para o Endividamento Regional

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), Dr. Gualter Furtado, anunciou a meta que está a ser projetada para o endividamento regional, prevista no Plano e Orçamento da Região, para 2023.

Imagem retirada do jornal Açores 9.

De acordo com a opinião do economista, o Doutor Gualter Furtado, não é o facto de existir endividamento regional que faz com que o desenvolvimento local não seja alcançado. A causa reside noutros indicadores que este considera serem mais importantes, nomeadamente sociais e económicos. 

Além disso, o líder do CESA acredita que, como a dívida pública açoriana tem crescido a um ritmo elevado e com tendência a manter esta evolução, a região irá acabar por sentir os efeitos negativos desse endividamento: “A dívida pública dos Açores tem crescido nos últimos anos e, ao ritmo a que estava a crescer, seria incomportável para as finanças públicas regionais, sobretudo numa conjuntura em que as taxas de juro estão a aumentar”. É evidente que ao aumentarmos a dívida pública, as famílias açorianas acabariam por sair prejudicadas, indiretamente. 

A solução que o presidente do CESA põe em cima da mesa consiste em arranjar outra forma de autofinanciamento, sem recorrer a financiamentos externos. Por exemplo, ampliar as relações já existentes com a Assembleia da República, de modo a obter um quadro financeiramente mais solidário. 

Outra conclusão que o economista Gualter Furtado adiantou aos jornalistas, no final da reunião do organismo, correspondeu à existência de baixas verbas para o setor do turismo e transportes, no presente plano e orçamento, em análise. Revelou, também, a redução das verbas previstas para o tecido empresarial açoriano e para o apoio à gestão e promoção da Marca Açores. Contudo, também deixou uma nota de satisfação pela aposta na divulgação da região a nível internacional.

Fonte: Diário dos Açores

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!