SMART SUMMIT

O Desafio da Inteligência Artificial por Tim Burton

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Tim Burton enfrenta um desafio inesperado: ver a sua criatividade ser recriada por Inteligência Artificial. Clique aqui para saber mais!

Há quatro décadas, Tim Burton deixou uma marca indelével na indústria cinematográfica com obras como “Batman”, “Alice no País das Maravilhas” e o intrigante conto de “Eduardo Mãos de Tesoura”. O seu estilo único e inconfundível tornou-se um ícone do cinema.

O que desafia a singularidade de Tim Burton?

No entanto, nos tempos atuais, a Inteligência Artificial (IA) desafia a singularidade icónica de Tim Burton, uma tecnologia que tem avançado de forma notável. O cineasta não esconde o impacto devastador que isso teve sobre ele e a sua visão artística.

“Utilizaram a IA para recriar as minhas versões de personagens Disney!”, revelou com uma mistura de surpresa e angústia ao The Independent.

O jornal britânico observou que esta afirmação foi feita com um tom de “horror simulado”, mas Burton levou a questão muito a sério. “Não consigo encontrar palavras para descrever a sensação que isso me causou. Foi como se eu tivesse sido transportado para um momento em que outras culturas afirmam: ‘Não me fotografe, pois isso é roubar a minha alma.”

Em que momentos a existência da IA foi observada por Tim Burton?

Burton estava a referir-se a um artigo especial publicado pelo Buzzfeed no início de julho. Ele reconheceu que algumas das versões recriadas pela IA eram surpreendentemente precisas. No entanto, um computador a copiar e a recriar a sua criatividade tornou-se uma experiência profundamente desagradável.

“O que acontece é que isso retira algo de ti. Extrai algo da tua alma ou psique; é profundamente perturbador, especialmente quando se trata de algo tão pessoal como a tua arte. É como se um robô estivesse a roubar a tua humanidade, a tua essência”, desabafou Burton.

O legado artístico de Tim Burton continua a brilhar, mas a sua experiência com a IA revela como a tecnologia pode, de certa forma, desafiar a singularidade da expressão humana, trazendo à tona questões complexas sobre a interseção entre criatividade e avanços tecnológicos.

Artigo tendo por base o Sapo;

Já leu o artigo sobre O que é o Employer Branding? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!