SMART SUMMIT

O impacto do ChatGPT no mundo

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O ChatGPT ultrapassou um milhão de utilizadores nos primeiros cinco dias de lançamento.  Neste artigo perceba os benefícios e os riscos da Inteligência Artificial ChatGPT.

O que é o ChatGPT?

A empresa norte americana OpenAI lançou o ChatGPT a 30 de novembro de 2022, com o intuito de fornecer respostas em poucos segundos, com toda a informação possível do assunto. Desta forma, funciona principalmente como um chatbot, no qual comunica em tempo real com o utilizador, seja em que idioma for. 

O professor e investigador Paulo Novais, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em conversa com o Diário de Notícias afirmou que “se alguém começar uma conversa em inglês e depois mudar para português, o ChatGPT, ajusta-se e começa a responder em português.” 

Outro pormenor que o professor Paulo considerou interessante, foi a dimensão das respostas que o chatbot dava, pois apresentam uma linguagem simples mas bem estruturada. 

Como funciona o ChatGPT?

É um processo simples. O primeiro passo é criar uma conta. Depois, o utilizador terá uma caixa de texto para fazer uma pergunta e a resposta surgirá poucos segundos depois.

A capacidade de um robô conseguir escrever e compreender um texto como um ser racional é um passo muito importante no mundo da Inteligência artificial, pois poderá encontrar novas soluções para problemas atuais. 

Contudo, será que os benefícios são superiores aos malefícios? É o que vai conseguir perceber agora. 

Vantagens do chatbot

Uma das principais vantagens está aliada á capacidade que o ChatGPT detém de simular um humano e a riqueza inerente a esta simulação. Deste modo, isto leva a que se cumpram tarefas de escrita, como escrever um poema, ou uma peça de teatro, ou até mesmo conseguir escrever códigos de programação. 

O maior impacto desta IA está nos setores do jornalismo, redação criativa e desenvolvimento de software.  

Além disso, o uso do potencial da IA, passa desde melhorar o atendimento online das empresas aos seus consumidores. Também ajuda os hospitais no processamento de informação dos pacientes e até mesmo pode ajudar os professores e alunos em relação a textos científicos. 

Riscos do ChatGPT

Como o chatbot consegue agir como humano, o desemprego poderá aumentar, uma vez que o mesmo promete rapidez e apresentar a solução dos problemas que lhe apresentem.  

Outro fator negativo consiste na utilização indevida por parte dos utilizadores fraudulentos e aliar o chatbot a esquemas. Apesar de a OpenAI avisar aos seus utilizadores para não partilharem informações pessoais, é dificil cumprir com esse objetivo dado que as pessoas podem não conseguir entender que estão a falar com uma máquina.  

Além disso, o utilizador tem que ter a noção que a máquina apenas redige a informação que consta no seu sistema. Deveremos fazer uma analise da qualidade desta mesma informação. Mas, para podermos ter o discernimento de perceber se a resposta faz jus à verdade, não podemos confiar vivamente na máquina. 

Fonte: Diário de Noticias, OpenAI

Já leu o nosso último artigo sobre a empresa OpenAI? Se não, clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!