SMART SUMMIT

Portugal é o segundo país europeu com mais mulheres inventoras

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Dados de um estudo realizado pelo Instituto Europeu das Patentes (IEP), entre 2010 e 2019, Portugal é o segundo país na europa com mais mulheres inventoras. Esta informação é apurada através do registo de patentes feita junto do instituto.  

Nesta amostra, onde constam 34 países, Portugal aparece depois da Letónia, com uma taxa de invenção por cidadãs de 26,8%. No final da tabela encontra-se a Alemanha e Luxemburgo com 10%, Liechtenstein com 9,6% e Áustria com 8%.  

Em Portugal, verifica-se que os pedidos apresentados por mulheres equivalem ao dobro da média europeia. Sendo por meio das universidades e dos centros de investigação públicos que encontramos o maior número de inventoras (36%) quase o dobro da média europeia. 

Averigua-se ainda, pelo mesmo trabalho, que enquanto a Química é a área com mais presença do sexo feminino (42.3% em Portugal e 22.4% na europa), a engenharia mecânica é a que possui menos (13.4% em Portugal e 5.2% na europa). 

De acordo com o IEP, a taxa de mulheres inventoras na Europa (13,2%) é superior à do Japão (9,5%). Porém, é inferior à da Coreia do Sul (28,3%), da China (26,8%) e dos Estados Unidos (15%). 

Fonte: Diário de Notícias 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!