SMART SUMMIT

Portugal Ventures apresenta resultados de 12 milhões de euros em 2021

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A Portugal Ventures (PV), sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, divulgou hoje os resultados da sua atividade em 2021, e o saldo é positivo: de 12 milhões de euros de resultado líquido. Uma verba que ultrapassa largamente o resultado negativo de 2020 no valor de 814 mil euros.

“Apesar do contexto pandémico ainda vivido em 2021, a Portugal Ventures trabalhou arduamente para mobilizar capitais públicos e privados, nacionais e estrangeiros, o que lhe permitiu garantir a sua capacidade de investimento e o cumprimento da sua missão num contexto particularmente adverso. A Portugal Ventures é hoje um investidor de referência nas fases pre-seed e seed e coinvestidor nas fases subsequentes, suprindo as falhas de mercado justificativas da política de intervenção pública em Portugal”, congratulou-se Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures.

Em comunicado, a Portugal Ventures revela que, no dia 31 de dezembro de 2021, detinha 16 fundos de capital de risco com 249.4 milhões de euros de ativos sob gestão, correspondendo a um aumento de cerca de 48% (80 milhões de euros) face a 2020. Esta variação resultou, entre outros fatores, da constituição de três novos FCRs, dos aumentos de capital em dois FCRs (no valor de 15 milhões de euros) e dos resultados líquidos positivos dos FCRs;

Além disso, dos 16 FCRs sob gestão, 13 tiveram resultados líquidos positivos (em 2020, apenas cinco dos 15 FCRs obtiveram este resultado). O resultado líquido dos FCRs passou, assim, de 10.8 milhões de euros negativos em 2020 para 40.4 milhões de euros positivos em 2021.

A PV explica ainda que para este resultado contribuíram novas rondas de investimento (de series A a rondas series E) e processos de desinvestimento de algumas empresas da sua carteira de participadas. O investimento realizado pelos FCRs ascendeu a 18.3 milhões de euros e do total dos 17 processos de desinvestimento, resultaram 16 vendas com mais-valias, que representaram uma rentabilidade de 5.5 milhões de euros.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!