SMART SUMMIT

Potencial da IA Generativa na Europa: Investimentos aquém das expectativas

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Cerca de 98% das empresas europeias, conforme um estudo recente da Accenture, confiam na IA generativa para transformar seus negócios e setores. No entanto, apenas 30% iniciaram investimentos substanciais até agora. 

Os resultados da pesquisa indicam um aumento na adoção da IA generativa entre os executivos europeus. Cerca de 26% dos líderes empresariais relatam a incorporação diária dessa tecnologia em suas operações comerciais, enquanto 60% a utilizam semanalmente. Além disso, 75% dos entrevistados afirmam que a adoção da IA Generativa está contribuindo para o aprimoramento das habilidades de sua força de trabalho. 

A maioria dos gestores (61%) demonstra otimismo quanto ao impacto da IA generativa na forma como o trabalho é realizado nas suas empresas e na experiência profissional dos seus colaboradores. Isso se traduz na criação de oportunidades de aprendizagem para os funcionários, mesmo quando suas funções não estão diretamente relacionadas ao uso dessas tecnologias. Mais da metade dos participantes da pesquisa (61%) afirma que suas organizações já treinaram pelo menos metade de sua força de trabalho nessa área.

A última edição do Pulse Of Change, realizada pela Accenture, derivou essas informações. No contexto europeu, também demonstram que as organizações na região têm a intenção de aumentar seus investimentos em 2023, especialmente em Dados/IA (72% expressam esse desejo, em comparação com 45% na edição anterior do estudo). A Transformação Digital (54%) e a Computação em Nuvem (52%) são as outras duas áreas de investimento mais mencionadas, também registando um crescimento em relação ao ano anterior. 

Accenture destaca que a adaptação à IA Generativa

A Accenture destaca que com base nos dados do estudo, a adaptação a avanços tecnológicos, como a IA, é uma preocupação de destaque para empresas. 54% a priorizam, superando segurança, ciberataques e violações de dados (51%).

Essa priorização se reflete nas áreas de investimento mencionadas anteriormente. Segurança não se destaca, sendo prioridade para apenas 47% dos 2.207 executivos da pesquisa de setembro, de diversas partes do mundo.

A pesquisa da Accenture revela ainda que, para quase metade das empresas (44%), o principal desafio atual na adoção e implementação da IA generativa é estabelecer uma estratégia de dados adequada.

Fonte: Sapo TEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!