SMART SUMMIT

Principais razões para o turnover 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Formas para melhorar o local de trabalho a baixo custo e reduzir o turnover nas empresas.

O ano de 2022 tem privilegiado os profissionais de mercado que procuram emprego, novas carreiras profissionais e empregadores assertivos.  

Para colmatar a perda de profissionais e, consequentemente, atrair novos indivíduos para a sua empresa, é crucial que as organizações compreendam conceitos como retenção de talento e processos eficientes de recrutamento.

Razões para o Turnover 

Um estudo norte-americano verifica uma série de razões pelas quais os profissionais de mercado procuram a rescisão de contrato. Salário inadequado, negligência na progressão de carreiras dos colaboradores, inexistência de flexibilidade laboral, entre outras razões, sendo estas primeiras as mais verificadas no estudo que envolveu cerca de 1.516 profissionais. 

Soluções para reduzir o turnover

Remuneração

Indivíduos acusam que a compensação monetária não se adequa às responsabilidades que têm. Bónus salarial, partilha de lucros organizacionais e afins mostram também ser inadequados. Para solucionar este problema, as organizações devem fornecer aos seus colaboradores um documento individualizado onde nele consta todas as regalias dos indivíduos enquanto colaboradores da organização.  

Incluir benefícios que, geralmente, não são vistos pelos colaboradores como “vantagem”: custos providentes de seguros de saúde e de vida, reembolso de créditos, plano de reforma, folgas remuneradas, entre outros. Aumentar a transparência entre a chefia e os subordinados é uma das formas mais eficientes (e saudáveis) de reduzir a taxa de rotatividade devido a este aspeto. 

Progressão na carreira

Progressão na carreira, na generalidade, significa valorização pelo esforço do colaborador. Para além disto, concede ao trabalhador sentido de realização, motivação e quiçá, aumentos salariais e de benefícios. O estudo aponta que a falta de progressão na carreira que existe nas empresas é das principais razões pela qual um indivíduo procura outro emprego. 

Para resolver isto a baixo custo, a organização pode conduzir um estudo de progressão na carreira, para cada colaborador. Esta análise é facilmente alcançável com o auxílio de sistemas de gestão de recursos humanos. Determinar e publicitar estes “caminhos”, pode ajudar aos colaboradores a verificar onde existem oportunidades de desenvolvimento profissional. Apostar numa política de recrutamento interno também pode ser uma solução viável. 

Flexibilidade laboral

É um tópico que, na maioria das pessoas, entende ser a habilidade de exercer a sua profissão remotamente. No entanto, o onde, quando e como é exercida a profissão pode ser interpretada em diversas formas. 

A entidade patronal poderá considerar o trabalho remoto em alguns segmentos da suas força laboral. Organizar conversações com os seus colaboradores, perceber as suas necessidades e efetuar um brainstorming de potenciais soluções para o caso de um indivíduo. Alguns poderão necessitar de chegar trinta minutos depois da hora pois precisam de deixar os filhos na escola. Outros talvez prefiram trabalhar dez horas no primeiro, segundo, terceiro e quarto dia útil, descansando ao quinto e no fim-de-semana. 

Fundamento

A cada dia que a nossa sociedade avança social, tecnológica e economicamente, as empresas necessitam compreender que uma boa gestão dos seus recursos humanos mostra ser um forte pilar, no qual a sua taxa de lucratividade se apoia e prospera. 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!