SMART SUMMIT

Qualcomm anuncia novo modem 5G para dispositivos móveis que promete downloads mais rápidos

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O novo modem para dispositivos móveis tem o objetivo de melhorar a fiabilidade e velocidade das ligações em redes 5G. 

Ao falarmos da nova tecnologia 5G, foi prometido que seria possível descarregar filmes em alguns segundos e que os dispositivos IoT iam ligar-se por 5G à Internet. Contudo, qualquer pessoa que tenha um smartphone 5G verificaram que nada disso foi cumprido. 

Aliás, tudo pode mudar com o novo modem 5G Snapdragon X75 da Qualcomm. O X75 implementa um conjunto de novas tecnologias que fazem com que os dispositivos 5G da próxima geração sejam mais rápidos e eficientes. 

Este será o primeiro modem que implementa a versão 18 do padrão 3GPP, que é o primeiro da fase avançada da tecnologia 5G. As especificações desta versão vão, principalmente, permitir que as promessas feitas para o 5G em dispositivos móveis e IoT possam, finalmente, ser verdadeiras. 

O X75 usa um único transcetor para os sinais 5G abaixo dos 6 GHz e millimeter wave. Isto permite poupar 25% de espaço nas placas dos dispositivos, em relação aos anteriores. Ademais, também consome menos 20% da energia comparando com os modelos anteriores.

De acordo com esta nova tecnologia também acelera os uploads de informação, porque suporta MIMO 5G, com dois streams de dados simultâneas que usam um recurso chamado Frequency Division Duplex (FDD). 

O X75 conta como novidade um suporte para agregação de sinais do operador. Este mecanismo permite ao modem combinar várias frequências para transmitir dados mais rapidamente. Nas redes LTE, também chamadas 4G, a utilização desta tecnologia permitiu, principalmente, subir as velocidades de transmissão das dezenas para as centenas de megabits por segundo e pode vir a aumentar substancialmente as velocidades nas redes 5G. O X75 permite a combinação de seis frequências abaixo dos 6 GHz e até 10 em millimeter wave. 

Utilização da Inteligência Artificial

Juntamente, o X75 recebeu otimizações através de Inteligência Artificial. Segundo a Qualcomm, o acelerador de IA de segunda geração integrado neste chip, melhora a precisão da localização, permitindo aos dispositivos ligarem-se às antenas com o melhor sinal. Assim, as ligações são mais fiáveis, mesmo quando se usam os dispositivos em zonas em que as redes estão mais saturadas, como nos centros das cidades. Ademais, A Inteligência Artificial optimiza a gestão dos sinais mmWave para melhorar a fiabilidade. 

O Snapdragon X75 é o sucessor do Snapdragon X70, que está a chegar aos dispositivos atuais como parte do chip Snapdragon 8 Gen 2. Possivelmente, o X75 deve chegar em conjunto com o chip Gen 3 que deve começar a ser distribuído no final de 2023. 

Fonte: PC Guia

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!