SMART SUMMIT

Sabia que a imagem do Mundial tem assinatura de uma agência portuguesa?

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A imagem do Mundial do Qatar está nos quatro cantos do planeta e o seu design pertence a uma equipa de criativos da agência portuguesa Unlock Brands.

Foi em 2017 que a empresa foi selecionada enquanto agência de branding oficial do evento desportivo, depois de vencer um concurso internacional.

Desenvolvido em colaboração com as equipas da FIFA e o Comité de Organização Local (Supreme Committee for Delivery & Legacy), o sistema abrange projetos distintos como identidade de marca (emblema, logótipo, tipografia, cor), universo gráfico, pictogramas de sinalética, manuais de normas, vídeo de lançamento da marca, animações em motion graphics, logotipo em 3D para licenciamento e merchandising, cenografia e conteúdos para o evento de lançamento do programa de voluntários.

A Unlock Brands esteve ainda presente na fase de implementação desta imagem, nomeadamente na decoração de todos os centros de treino e hotéis das equipas participantes, num total de 70 infraestruturas distintas.

Segundo a Unlock Brand foi lançada em todo o mundo através de ecrãs gigantes a 3 de Setembro, a marca Qatar World Cup tem um design único, reunindo referências da cultura do Catar e do Médio Oriente e do universo do futebol.

É um privilégio contribuir para a marca FIFA World Cup, uma das maiores marcas do mundo. Uma marca que é de todos, de todos os amantes do futebol, de todos os que sentem as cores dos seus países e que sentem conscientemente ou não, que os sonhos partilhados alimentam a empatia entre os povos e com isso a tolerância entre todos. É isso que é único nesta marca e em particular nesta edição e que nos inspirou ao longo de todo o projecto. Como criar empatia entre culturas tão distintas e inspirar um futuro melhor

Miguel Viana, Chief Creative Officer da Unlock Brands.

Para além da sua forma inspirada no troféu oficial do Campeonato do Mundo e nas linhas onduladas das dunas do deserto, o emblema oferece significados adicionais.

É também o símbolo do infinito, que representa a partilha entre culturas de todo o mundo no Qatar e a conectividade que perdurará ao longo do tempo, muito depois do evento.
O desenho também revela um número 8, sublinhando a excelência e a arquitetura única dos oito estádios que irão acolher os jogos do Campeonato.

O elegante movimento do símbolo, bem como os elementos ornamentais na sua base, são inspirados nos tradicionais xales de lã, típicos do Golfo Pérsico e também utilizados no Inverno, altura do ano em que este Campeonato do Mundo será realizado.

Criado como um objecto tridimensional, o símbolo revela outra mensagem na sua rotação de 360 graus: um círculo perfeito, numa alusão ao nosso planeta e à bola com que se joga o desporto favorito da Humanidade.

Concebido de raiz e marcado pelo fluxo único da caligrafia árabe, a tipografia oficial assume-se como um elemento fundamental da identidade da marca, destacando-se no logótipo a letra Q e a Kasheeda (uma linha extensível utilizada na escrita árabe).

Fonte: Unlock Brands

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!