SMART SUMMIT

Será o Marketing sustentável?

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O marketing tem um papel fundamental para as empresas que querem evoluir os seus negócios.

O que é Marketing e para que serve?

Antes de tudo, o papel do Marketing tem evoluído nas últimas décadas e é uma ferramenta essencial para as empresas que consiste na atividade, no conjunto de instituições e nos processos para criar, comunicar, distribuir e trocar ofertas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

Por outro lado, sustentabilidade requer a orientação de um conjunto de atores de uma sociedade, por forma a que as necessidades do presente, não comprometam as gerações futuras. Os três pilares da sustentabilidade são a economia (lucro), o ambiente (planeta) e a sociedade (pessoas).

As empresas podem influenciar a sustentabilidade através da criação e entrega de um marketing mix sustentável, isto é, utilizar o mix do marketing em prol da sustentabilidade.

A título de exemplo, em 1998, a Sociedade Ponto Verde (SPV), iniciou uma campanha com o propósito de se apresentar às empresas embaladoras, que disponham de uma solução para a gestão das embalagens.

A Sociedade Ponto Verde

Além disso, no ano seguinte, a SPV deu início à comunicação para o consumidor, através de uma campanha de consciencialização e sensibilização da população para a importância da reciclagem, informando sobre como proceder à separação de embalagens.

Estas campanhas de marketing foram essenciais para influenciar e criar uma cultura de reciclagem no nosso País.

Respondendo à pergunta será o Marketing sustentável?

Depende é a resposta mais acertada. Depende para e com que fim o marketing for usado.”

Marketing sustentável

Quanto maior for a cultura da sociedade para produtos e serviços sustentáveis, mais o marketing tenderá a ser uma ferramenta de sustentabilidade.

Algumas das tendências que poderão emergir através do marketing sustentável são o uso da tecnologia como:

  • Forma de auxiliar as empresas a verificar os esforços de sustentabilidade;
  • Ênfase na economia circular com foco na criação de produtos/serviços que podem ser reutilizados, reaproveitados e reciclados;
  • Colaboração entre empresas, governos, organizações não governamentais que promovam e respondam em parceria aos desafios de sustentabilidade;
  • Educação do consumidor e seu empoderamento para promover a literacia e a adopção de hábitos mais sustentáveis;
  • Desenvolvimento de métricas de sustentabilidade e seu reporte, tais como a pegada digital, pegada de carbono, consumo de água, entre outros.

Por fim, o marketing é sustentável na medida em que as empresas adotam práticas de sustentabilidade e estendem a todas as partes interessadas.

Fonte: Marketeer

Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Autor

  • Rui Botelho

    Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!