![O marketing tem um papel fundamental para as empresas que querem evoluir os seus negócios.](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/05/12324.jpg)
O que é Marketing e para que serve?
Antes de tudo, o papel do Marketing tem evoluído nas últimas décadas e é uma ferramenta essencial para as empresas que consiste na atividade, no conjunto de instituições e nos processos para criar, comunicar, distribuir e trocar ofertas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Por outro lado, sustentabilidade requer a orientação de um conjunto de atores de uma sociedade, por forma a que as necessidades do presente, não comprometam as gerações futuras. Os três pilares da sustentabilidade são a economia (lucro), o ambiente (planeta) e a sociedade (pessoas).
As empresas podem influenciar a sustentabilidade através da criação e entrega de um marketing mix sustentável, isto é, utilizar o mix do marketing em prol da sustentabilidade.
A título de exemplo, em 1998, a Sociedade Ponto Verde (SPV), iniciou uma campanha com o propósito de se apresentar às empresas embaladoras, que disponham de uma solução para a gestão das embalagens.
A Sociedade Ponto Verde
Além disso, no ano seguinte, a SPV deu início à comunicação para o consumidor, através de uma campanha de consciencialização e sensibilização da população para a importância da reciclagem, informando sobre como proceder à separação de embalagens.
Estas campanhas de marketing foram essenciais para influenciar e criar uma cultura de reciclagem no nosso País.
Respondendo à pergunta será o Marketing sustentável?
“Depende é a resposta mais acertada. Depende para e com que fim o marketing for usado.”
Marketing sustentável
Quanto maior for a cultura da sociedade para produtos e serviços sustentáveis, mais o marketing tenderá a ser uma ferramenta de sustentabilidade.
Algumas das tendências que poderão emergir através do marketing sustentável são o uso da tecnologia como:
- Forma de auxiliar as empresas a verificar os esforços de sustentabilidade;
- Ênfase na economia circular com foco na criação de produtos/serviços que podem ser reutilizados, reaproveitados e reciclados;
- Colaboração entre empresas, governos, organizações não governamentais que promovam e respondam em parceria aos desafios de sustentabilidade;
- Educação do consumidor e seu empoderamento para promover a literacia e a adopção de hábitos mais sustentáveis;
- Desenvolvimento de métricas de sustentabilidade e seu reporte, tais como a pegada digital, pegada de carbono, consumo de água, entre outros.
Por fim, o marketing é sustentável na medida em que as empresas adotam práticas de sustentabilidade e estendem a todas as partes interessadas.
Fonte: Marketeer
Gostas da área de empreendedorismo? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit: 10 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer
Autor
-
Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
View all posts