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SocialTalk com sede em Lisboa angaria 770k euros para expansão global

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Indíce

A empresa portuguesa SocialTalk angariou 770k euros para ampliar a sua solução martech que está a ajudar as empresas a aproveitar o poder do marketing de influência. A equipa sedeada em Lisboa está agora a planear a sua expansão global.

Embora o título de trabalho de influencer ou o conceito de marketing influencer possa não ter existido há uma década, e mesmo assim, só tem sido levado a sério nos últimos anos – é agora uma área de negócios incrivelmente poderosa. Empresas de todas as dimensões confiam em influenciadores e na prova social que fornecem para vender e construir a identidade e reputação da marca.

Com o objectivo de capitalizar neste mercado – e ajudar as empresas a alavancar o poder de influência – a empresa portuguesa SocialTalk acaba de assegurar um novo financiamento de 770k euros liderado pela Insight Venture.

Usando a IA para trazer marketing influente a todos
Fundada em 2021, a SocialTalk quer democratizar o mercado influente, trazendo a empresas de todo o mundo, de todas as dimensões, a oportunidade de alavancar este poderoso negócio de marketing. A plataforma da empresa permite às empresas encontrar rapidamente influenciadores, gerir a sua relação e monitorizar o seu desempenho, tudo a partir de uma plataforma central.

É totalmente automatizada e está disponível a uma taxa de assinatura mensal competitiva.

Os fundadores Francisco Ascensão (CEO) e Tiago Oliveira (CTO) criaram a SocialTalk, com base nas suas próprias experiências no mundo dos influenciadores. Eles reconheceram que o marketing influencer está aqui para ficar. O poder de recomendação e de prova social está a revelar-se inequívoco e entre os factores que mais influenciam a decisão de comprar um produto ou confiar num serviço.

Embora o marketing influenciador esteja a crescer – continua a ser um desafio de certa forma para aceder e gerir. Trabalhar com influenciadores sem a pilha de tecnologia certa provou ser uma tarefa consumidora e complexa. SocialTalk afirma ser capaz de poupar cerca de 80% do tempo e dos recursos que de outra forma seriam atribuídos ao marketing influenciador. Também é capaz de fornecer mais informações e métricas, ajudando as equipas a analisar decisões e estratégias.

“Quando falamos de democratização, estamos a falar a sério. Tipicamente, esta é uma área cuja factura é ainda bastante elevada para as marcas. Estamos a seguir o mesmo caminho que outras áreas do marketing digital já seguiram. Hoje em dia, qualquer marca tem um CRM para gerir clientes, software para gerir o e-mail marketing, meios de comunicação social, SEO, e gestão de publicidade, entre muitas outras áreas. E centenas ou milhares de euros já não são pagos por mês, como acontecia há alguns anos atrás. O SocialTalk veio para perturbar este paradigma. Agora qualquer empresa pode ter acesso a todas as funcionalidades a partir de 31,00 euros por mês, sem falsas actualizações e limites de utilização”.

SocialTalk usa IA para fazer corresponder perfis com marcas – tornando o processo muito mais racionalizado e eficiente. De acordo com a equipa, isto resolve o maior desafio do marketing influente.

“Este é o verdadeiro desafio do Influencer Marketing. Queremos que as empresas deixem de procurar os Influenciadores. Estamos a desenvolver um motor de recomendação que sugere às marcas com que Influenciadores devem trabalhar e cujos seguidores se encaixam no público-alvo da marca. Mas vai muito mais longe do que isso. Estamos a utilizar a Machine Learning para analisar milhões de postos diariamente e ajudar a determinar o desempenho real de cada Influenciador, quanto uma marca deve pagar de acordo com os objectivos propostos a cada Influenciador e para automatizar grande parte do processo de gestão da relação”.

O objectivo mais amplo é fazer a transição do marketing do Influenciador para um processo sustentável. O arranque da empresa em Lisboa também pretende repensar a cultura influenciadora – afastando-se de quaisquer ligações tóxicas e utilizando os influenciadores para melhor comunicar e educar a sociedade em matéria de sustentabilidade.

Este novo financiamento será utilizado para fazer crescer a equipa SocialTalk nos departamentos de tecnologia, marketing e vendas. Ajudará também a internacionalizar a sua actividade com a expansão para novos mercados alinhados – incluindo por toda a Europa, LATAM e EUA.

Mónica Cameira de Mendonça, CEO da Insight Venture: “Este é um projecto perturbador, numa área que necessita de inovação e de muita desmaterialização de processos. Estamos a apoiar dois fundadores com uma enorme experiência e um modelo comprovado”.

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