SMART SUMMIT

Spotlite start-up Portuguesa assegura 1,5 milhões de euros para a sua tecnologia de monitorização espacial

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Spacetech Spotlite acaba de assegurar um novo financiamento de 1,5 milhões de euros. O arranque português desenvolveu um sistema de monitorização de infra-estruturas, utilizando imagens de satélite, que pode permitir a detecção precoce de eventos nocivos.

Os desenvolvimentos no spacetech vertical estão a dar-nos perspectivas incrivelmente valiosas aqui na Terra. Através de imagens de satélite e tecnologia, podem ser geradas previsões e conhecimentos melhorados sobre a vida na Terra, dando-nos maiores capacidades de previsão e supervisão. Portugal está a ganhar ritmo no sector espacial europeu, com startups como a Spotlite a colocar a nação no mapa como um centro emergente da Spacetech.

O Financiamento


A Spotlite anunciou o aumento de 1,5 milhões de euros de uma ronda de Sementes para sobrecarregar a sua expansão e desenvolvimento de produtos. O financiamento da empresa sedeada em Coimbra foi liderado pelo Indico e pela EDP Ventures com a participação da Portugal Ventures e Shilling.

Spotlite: Captação de imagens de satélite
Fundada em 2017 por Ricardo Cabral e Martino Correia, a Spotlite oferece uma solução de monitorização de infra-estruturas SaaS baseada em imagens de satélite. A plataforma é capaz de fornecer análises de risco e recomendações, e, pode permitir a detecção precoce de eventos potencialmente nocivos – por exemplo, subsidência de terrenos e declives, invasão de vegetação, inundação ou interferência de terceiros.

O arranque da plataforma nascida em Coimbra começou no sector dos transportes e, desde então, expandiu-se para utilização em locais de mineração, infra-estruturas energéticas e edifícios.

Luís Manuel, sócio gerente da EDP Ventures, explicou: “O Spotlite contribui para que, utilizando uma combinação de dados de satélite, e dados de sensores locais, as equipas da EDP possam realizar actividades de monitorização contínua em larga escala e com elevada precisão, permitindo assim actividades de manutenção preditivas eficazes, e a detecção precoce de eventos potencialmente nocivos, minimizando por sua vez o tempo de paragem de infra-estruturas críticas, tais como as do sector energético”.

Este financiamento vem de novo à luz da entrada bem sucedida da Spotlite no mercado britânico, através de um piloto com um concessionário de auto-estradas. A Spotlite ganhou um UK Tech Rocketship Award em Portugal e participou na London Tech Week, onde foi um dos semi-finalistas.

Stephan Morais, Managing General Partner of Indico Capital, acrescentou: “A Spotlite está a transformar a forma como as empresas de infra-estruturas gerem o risco e a manutenção preventiva com dados precisos e recomendações accionáveis. As soluções actuais são baseadas em projectos e o mercado é enorme e crescente, daí o nosso investimento desde o primeiro dia”.

Planos futuros


O arranque é agora também acreditado pela ANI (Agência Nacional de Inovação) como uma entidade com competência profissional para desenvolver actividades de I&D. Este novo investimento será utilizado para visar um maior desenvolvimento de produtos e expansão comercial. A Spotlite pretende fazer contratações chave para alimentar ainda mais os seus planos.

O co-fundador Martino Correia explicou: “A nova ronda de financiamento apresenta uma oportunidade surpreendente e um passo significativo para a implementação da nossa visão. Tendo lugar quase um ano após a nossa ronda inicial de pré-sementeira, irá acelerar o desenvolvimento da Spotlite e o crescimento da equipa que a apoia, proporcionando aos nossos clientes um conjunto de ferramentas único para a monitorização de infra-estruturas. Empresas como a Egis, a EDP ou a Brisa já estão a utilizar a Spotlite para a monitorização estrutural da saúde e análise de risco. Agora pretendemos expandir-nos para outros mercados europeus e da América Latina, perseguindo o objectivo de estabelecer uma posição de liderança global”.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!